Viagora

Wellington Dias autoriza novos batalhões do Corpo de Bombeiros no Piauí

Segundo o governo do estado, o plano prevê a implantação de batalhões nas cidades de Corrente, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Esperantina.

Na última sexta-feira (01), o governador Welington Dias autorizou a criação de cinco novas unidades operacionais do Corpo de Bombeiros no estado do Piauí.

Segundo o governador, o plano prevê a implantação de batalhões nas cidades de Corrente, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Esperantina.

  • Foto: Roberta Aline/CComWellington Dias autoriza criação de cinco novas unidades do Corpo de Bombeiros no Piauí.Wellington Dias autoriza criação de cinco novas unidades do Corpo de Bombeiros no Piauí.

Conforme o governo do estado, a escolha dos municípios leva em conta o histórico de focos de incêndio e a densidade populacional. As unidades também vão atender municípios menores, nas respectivas regiões.

De acordo com o governo, atualmente o Corpo de Bombeiros atua de forma fixa nas cidades de Teresina, Parnaíba, Piripiri, Picos e Floriano.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Arimateia Rêgo de Araújo, destacou que, com a expansão dos batalhões, o efetivo estará mais presente.

  • Foto: Roberta Aline/CComReunião de Wellington Dias com o Corpo de Bombeiros do Piauí.Reunião de Wellington Dias com o Corpo de Bombeiros do Piauí.

“Vamos equipar essas unidades com viaturas de combate ao incêndio, veículos de resgate e administrativos. Desta forma, vamos aumentar a presença nessas regiões e a resposta aos incêndios e à população será bem mais satisfatória”, pontuou.

O chefe do executivo estadual solicitou ao comandante do Corpo de Bombeiros, orçamento dos equipamentos, definições quanto ao terreno e projeto para construção da estrutura física, além da previsão de pessoal para compor o efetivo.

Wellington Dias explica que o objetivo é garantir a proteção das pessoas, do patrimônio e das áreas ambientais. “Serão cinco novas regiões atendidas com estrutura física e equipamentos, garantindo novos serviços à população”, disse.

Plano Emergencial

Segundo o governo, no último mês o Sul do Piauí sofreu com diversos focos de incêndios e uma operação especial foi montada para contê-los.

O Coronel José Rêgo afirma que o Corpo de Bombeiros está atuando juntamente com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), para controlar os incêndios.

“Estamos atuando nessa região em ação conjunta com a Semar, com os brigadistas do ICMBio e do Prev Incêndios. Conseguimos controlar os focos em várias regiões, mas ainda persistem em Curimatá e São Braz. Mas estamos monitorando”, afirmou.

Ainda segundo José Rêgo, a maioria dos focos de incêndios são acidentais, provocados por pessoas que fazem queimadas para agricultura e acabam perdendo o controle.

O coronel destaca ainda que as principais dificuldades para combater as queimadas no Sul do estado é o relevo da região. “Às vezes, a viatura não consegue chegar ao local do foco e tem que ser no corpo a corpo. Nessas operações, também contamos com o apoio de brigadas do Ceará e da Bahia”, explicou.

Facebook
Veja também