Viagora

"Não é possível reajuste", diz Wellington Dias sobre Uespi

O governador afirma que o estado não possui condições de aumentar despesas. Ele ressalta que o empenho do estado, no momento, é de garantir os salários em dia.

O governador Wellington Dias comentou, nesta segunda-feira (18), sobre a greve deflagrada na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Ele afirma que o estado não possui condições de aumentar despesas e que o movimento grevista pede que o estado cometa um “ilegalidade”.

  • Foto: Hélio Alef/ViagoraGovernador Wellington Dias (PT), prestigia solenidade de posse do presidente do TJGovernador demonstra preocupação com a Lei de Responsabilidade Fiscal e com orientações do Tribunal de Contas.

“Adotei medidas para retornar à normalidade mas, enquanto isso não acontece, não tem jeito. Não é possível qualquer reajuste, chamar concursado, ou fazer promoção porque tudo isso é despesa de pessoal. Todo o empenho é para garantir os salários em dia, garantir as condições de investimento. Então o apelo que eu faço pensando nos alunos, pensando no estado é de que possam refletir. Não é razoável uma greve pedindo que o estado faça uma ilegalidade. Isso não vai acontecer”, enfatizou o governador.

O primeiro ato público da greve começou hoje no Campus Poeta Torquato Neto. A categoria reivindica melhores condições de trabalho, ampliação do quadro de docentes, reposição das perdas salariais e o cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

O governo estadual alega problemas com a folha de pagamento e demonstra preocupação quanto ao limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. O estado chegou a anunciar que não iria conceder reajuste a servidores por um ano, mas o Wellington Dias resolveu retirar a Mensagem nº 6 da Reforma Administrativa que tratava sobre essa medida.

Facebook
Veja também