Viagora

Wellington Dias e Ribamar Oliveira discutem melhorias no sistema prisional

Segundo o chefe do executivo estadual, a intenção é dar um passo a mais na política de integração para a implementação de um novo modelo na área da segurança.

Nessa quinta-feira (24), o governador Wellington Dias reuniu-se no Palácio de Karnak, com o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), Ribamar Oliveira, e o secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson e na ocasião, trataram sobre melhorias no sistema prisional do Piauí.

Segundo o chefe do executivo estadual, a intenção é dar um passo a mais na política de integração para a implementação de um novo modelo na área da segurança.

  • Foto: DivulgaçãoReuniãoReunião

“Temos, de um lado, o crime organizado e, do outro, crimes intermediários e de baixo risco, que precisam estar separados. Queremos uma pactuação entre os poderes para que possamos implementar o sistema de classificação por risco, que dá resultados em diversas regiões do mundo. Estamos ainda criando a Força Integrada de Segurança do Piauí e os próximos passos devem ser a Força Nordeste e a Força Brasil, para que possamos ter um plano estratégico para reduzir a violência em todo o país”, afirmou Wellington Dias.

De acordo com o presidente do TJ, a quantidade de vagas nos presídios precisa ser debatida. “Existe um programa de desenvolvimento da ONU para a garantia dos diretos humanos e isso passa pelas vagas nos presídios. Quando as vagas inexistem, aumenta a concentração de detentos, o que viola, em tese, os direitos humanos e a dignidade da pessoa. O Piauí e o Brasil todo precisam de mais vagas em presídios. O governador já se debruçou sobre essa questão, já esteve em Brasília tratando sobre a problemática e viemos acompanhar o trabalho para a liberação de verbas para a construção de mais presídios”, disse Ribamar Oliveira.

Facebook
Veja também