Viagora

Wellington Dias inaugura Centro Integrado de Comando e Controle

A inauguração do Centro marca o aniversário da PM-PI, ocasião em que também faz a promoção de 157 policiais militares por merecimento e antiguidade.

Nesta sexta-feira (25), o governador Wellington Dias inaugurou, nesta sexta-feira (25), o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), durante a solenidade de aniversário de 186 anos da Polícia Militar do Piauí, no Quartel do Comando Geral (QCG).

Segundo o governo, a inauguração do Centro marca o aniversário da PM-PI, ocasião em que também faz a promoção de 157 policiais militares por merecimento e antiguidade.

  • Foto: Divulgação/PM-PISolenidade da Polícia MilitarSolenidade da Polícia Militar

“É uma honra poder comemorar 186 anos de uma das polícias mais longevas do Brasil, com uma experiência extraordinárias. Aqui, temos grandes resultados, colocando o Piauí entre as melhores posições no Nordeste e no Brasil. Hoje, também fazemos a promoção de policiais pelo mérito e por tempo de trabalho”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.

O Centro irá abrigar diversas forças da segurança, tais como a Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e secretarias como a da Fazenda, Transporte e Justiça. “O objetivo é ser um centro integrado de controle e monitoramento e a partir daí promover ações integradas nas áreas da segurança estadual, municipal e federal e não apenas da capital e, com isso, reduzir criminalidade”, afirmou Wellington Dias.

Durante a solenidade, foi apresentada a planta das instalações físicas do Centro, que será localizado nas dependências do QCG, onde funcionava o Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), área que se encontra em reformas e ampliação com o objetivo de acomodar o CICC com os demais órgãos que passarão a trabalhar em conjunto com o Copom. O trabalho incluirá monitorar as imagens de segurança captadas por mais de 200 câmeras de televigilância, muitas delas dotadas de analíticos de inteligência, que permitirão uma abordagem policial mais precisa, rápida e eficaz.

O comandante-geral da PM-PI, coronel Lindomar Castilho, frisou a integração no atendimento, por meio do CICC e as promoções dos oficiais.

“Hoje é um dia de festa para a PM, são 186 anos de muito trabalho prestado ao Piauí. Não há aniversário sem presente e o Centro é um presente que recebemos e oferecemos à sociedade, no qual, integramos as ações para oferecer um melhor serviço de segurança à população. Dentro da programação de aniversário temos as promoções dos oficiais de praça, são 157 promoções ao todo. Então, hoje é um dia de muita festa e muita honra para todos nós que fazemos parte da Polícia Militar do Piauí”, comemorou o comandante.

  • Foto: Divulgação/PM-PISolenidade na Polícia Militar do PiauíSolenidade na Polícia Militar do Piauí

De acordo com o coronel Rubens Pereira, secretário de Estado da Segurança Pública, o serviço integrado que será realizado pelo Centro contribuirá para reduzir e identificar o tráfico de drogas e roubo de veículos

“Uma grande preocupação é exatamente com furtos, roubos de veículos e com a ação de organizações criminosas que atuam no tráfico de entorpecentes no estado do Piauí. Então, essa proteção de divisar também precisa ser coberta, por meio da tecnologia e com essas câmeras poderemos dar uma cobertura de vigilância de forma que o sistema possa, automaticamente, avisar ao Sistema de Segurança Pública situações como roubo de veículos e outras próprias da Secretaria da Fazenda e Transporte”, declarou o secretário.

Na oportunidade, os oficiais que faleceram vítimas de Covid-19 foram homenageados com entregas de medalhas de Mérito Policial Militar e foi lançada uma edição especial da Revista Comemorativa aos 186 anos da PM-PI.

Facebook
Veja também