Viagora

Wellington Dias inaugura dez leitos na Evangelina Rosa

A capacidade da Utin Maternidade aumenta para 64 leitos com a expansão.

O governador Wellington Dias vai inaugurar dez leitos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) da Maternidade Dona Evangelina Rosa, nesta segunda-feira (29). Com a ampliação, a maternidade aumenta a resolutividade na assistência neonatal, com a oferta de 64 leitos para bebês prematuros que necessitam de cuidados especiais.

Segundo o diretor da maternidade, Francisco Macêdo, a melhoria no atendimento ao binômio mãe/ bebê é prioridade. “Estamos trabalhando junto com a Secretaria de Estado da Saúde e uma equipe de engenheiros e arquitetos pra que possamos encontrar uma maneira viável para aumentar o número de leitos de Obstetrícia e Neonatologia”, explicou Macêdo.

Estão previstas também a reforma da Admissão e na Ala Administrativa, já autorizada pelo secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto darão lugar a 52 novos leitos, salas de repouso e estabilização. Haverá também expansão no interior, com a abertura de Unidade de Cuidados Intermediários (Ucinco), com 30 leitos, em fase de conclusão nos municípios de Piripiri, Parnaíba e Picos, e mais 10 previstos em São Raimundo Nonato.

“Temos 20 leitos de UTI neonatal, em Parnaíba e Floriano, e mais 10 que devemos entregar brevemente, no Justino Luz, em Picos. Ou seja, estamos intensificando os cuidados aos bebês prematuros tanto na capital como no interior”, destaca Florentino Neto, Secretário de Saúde do Piauí.

Facebook
Veja também