Viagora

Wellington Dias indica apoio a Ciro Gomes e candidatura de Haddad

A decisão final será do ex-presidente Lula, que é a primeira opção do PT à disputa da presidência em outubro.

O governador Wellington Dias declarou, neste sábado (12), que o PT cogita a possibilidade de uma aliança com o pré-candidato à presidência, Ciro Gomes (PDT). Ele também afirmou que outra alternativa para a legenda seria a candidatura de Fernando Haddad a presidência.

As declarações do chefe do executivo estadual foram feitas em uma entrevista concedida para o Uol. Na entrevista, ele também afirmou que estratégia do partido, antes de tudo, é manter o nome do ex-presidente Lula, que deve dar a palavra final sobre a decisão do PT, que deve ser tomada em junho ou julho, durante as convenções.

  • Foto: Marcos Cunha/VIAGORAGovernador Wellington Dias (PT)Governador Wellington Dias (PT)

“Mas vamos manter um diálogo. Mesmo com ele candidato a presidente, a estratégia que estava trabalhada era que o Ciro Gomes pudesse ser candidato, a Manuela, o Boulos, a Luciana Genro, sei lá... qualquer um pudesse ser candidato. Isso porque a meta era levar a eleição a tomar outra dimensão, alguém ganhar no primeiro turno, que seja do nosso campo. Vamos pensar no Brasil antes de tomar essa decisão”, declarou o Governador.

Para o gestor, há duas, alternativas a candidatura de Lula. Uma é a candidatura própria, “cujo o “nome mais natural é o do ex-prefeito e ex-ministro Fernando Haddad” ou o apoio a um candidato de outro partido. “Pessoalmente, entendo que o PDT é do nosso campo, o Ciro Gomes é do nosso campo. E por essa razão é um nome a ser tratado. Assim como Manuela D'Ávila, outros nomes do nosso campo”, pontuou.

Wellington Dias também declarou que, caso o partido e Lula aprovem, o nome dele será registrado no pleito. “Vamos ter que ter uma decisão técnica que é a seguinte: há um prazo para registro e prazo para substituições após o registro de candidatura. Se ocorrer a cassação do registro de candidatura [de Lula], vamos ter que ter uma alternativa. O nome que a gente tem dos que já foram citados é o nome do Fernando Haddad. Em tese, ou o dele ou um outro nome, o partido tem alternativas”.

O governador ainda considera, tirar Lula da corrida eleitoral nesse momento, uma "traição”. “O nome inconteste do PT, dentro do PT e abraçado por líderes de outros partidos, é o do Lula. [...] é o nome que será apresentado quando do registro das candidaturas. Neste caso, apenas o presidente Lula pode mudar isso, ninguém mais. A direção do partido concordou com essa tese e ele também. Se o PT tomar uma outra posição, como isso vai ser visto pelo presidente e pelo povo? Nós estaríamos o traindo. E isso não é recomendável dentro da política. Temos alternativas internas se precisar e temos um campo político”.

Ao ser questionado sobre a manutenção do nome de Lula para a candidatura do PT como a melhor estratégia, Wellington Dias acredita que a popularidade do ex-presidente não deve ser desperdiçada.

 “Que partido tendo um líder que tem entre 30% ou 35% das intenções de voto nesta fase do ano eleitoral joga isso na lata do lixo? Seria uma irresponsabilidade. Você tem ideia da falta que faz um líder como Luiz Inácio Lula da Silva neste instante no planeta? Qual é o líder que vai coordenar para se contrapor às posições do presidente [Donald] Trump, por exemplo? Ou para harmonizar com as [posições] do presidente da China, da Índia, da Rússia?”, avaliou o gestor.

Facebook
Veja também