Viagora

Wellington e Firmino visitam obras de Hospitais de Campanha

Em Teresina, os hospitais de campanha estão sendo construídos no Ginásio Verdão, pelo Governo do Estado e outro na Universidade Federal do Piauí (UFPI), pela prefeitura.

Na manhã desta segunda-feira (13), o governador Wellington Dias, o prefeito de Teresina, Firmino Filho e o secretário de Estado da Saúde (Sesapi), Florentino Neto, visitaram os dois hospitais de campanha que estão sendo construídos na capital para aumentar a capacidade de leitos para os pacientes que contraírem a Covid-19.

Em Teresina, os hospitais de campanha estão sendo construídos no Ginásio Verdão, pelo Governo do Estado e outro na Universidade Federal do Piauí (UFPI) pela prefeitura.

Segundo o secretário Florentino Neto, a Sesapi já iniciou a montagem do hospital no Verdão, que tem um investimento de R$ 5 milhões, e receberá 103 leitos para atender pacientes de baixa complexidade infectados com a Covid-19 e tem previsão para ser entregue até a próxima semana.

  • Foto: Divulgação/ Governo do PiauíWellington Dias vista hospitais de campanha com Firmino Filho na capitalWellington Dias vista hospitais de campanha com Firmino Filho na capital

De acordo com o governador Wellington Dias, quando a pandemia chegou ao Piauí, o estado só possuía 30 leitos de UTI, e hoje já atingiu a marca de 204, e afirma que com a construção dos hospitais de campanha, a meta é atingir os 400 leitos.

Já o prefeito Firmino Filho destaca que o hospital de campanha que está sendo construído pela prefeitura na UFPI terá capacidade para 88 leitos, e ressalta a importância de cumprir o isolamento, já que segundo ele, o sistema de saúde deve entrar em “xeque” no fim do mês de abril.

  • Foto: Divulgação/ Governo do PiauíFirmino Filho e Wellington DiasFirmino Filho e Wellington Dias

“De acordo com os estudos, a previsão para termos nosso pico é no dia 15 de maio, com isso, nosso sistema de saúde será colocado em xeque no fim de abril e começo de maio. Nesse período temos que reforçar o isolamento para evitar que a curva não seja muito elevada, mas também temos que aproveitar para nos preparar para o pior, e é justamente por isso que estamos visitando com o governador o hospital de campanha do Verdão e o hospital de campanha que a prefeitura está fazendo na UFPI, que terá 88 leitos. O município também está fazendo um hospital de campanha no Lar da Fraternidade com mais 35 leitos. Portanto, estamos nos preparando para o pior cenário possível e fazer o melhor de todos nós”, disse o prefeito.

Facebook
Veja também