Viagora

Wellington encerra atividades do Hospital de Campanha do Verdão

Segundo o Estado, a queda nas internações e o controle da Covid-19 no Piauí possibilitou a finalização dos atendimentos com sucesso no hospital.

Nesta quinta-feira (20), o governador Wellington Dias participou do encerramento das atividades do Hospital de Campanha Estadual (HCE), montado no Ginásio Dirceu Mendes Arcoverde, mais conhecido como “Verdão”, após a queda nas internações e o controle da Covid-19 no Piauí.

De acordo com o diretor do Hospital de Campanha do Verdão, Jefferson Campelo, a unidade atendeu 402 pacientes, com um total de 394 altas médicas, durante os três meses de funcionamento. O HCE encerrou as atividades com 98% de êxito no atendimento humanizado dos pacientes e colaboradores.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíWellington encerra atividades do Hospital de Campanha do VerdãoWellington encerra atividades do Hospital de Campanha do Verdão

“Foi um grande desafio, mas os números por si só falam mais alto e hoje, diferente daquele primeiro momento da inauguração, que era um momento que estávamos enfrentando o desconhecido, com toda aquela tensão, estamos aqui em uma data festiva, porque temos muito o que comemorar: tivemos uma taxa de 98% de sucesso, um número expressivo, bem superior aos números do Nordeste e do Brasil. Então, é motivo de orgulho, satisfação e a sensação de dever cumprido, esse é o nosso sentimento”, declarou o diretor.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destacou o árduo trabalho realizado baseado em um plano de contingência, e lembrou do desafio enfrentado por todos no início da pandemia.

“No início, o coronavírus nos assustou, pois se estimava que pudéssemos ter 18 mil mortes, mas no fim de fevereiro, o estado era o terceiro a ter um plano de contingência para enfrentar o novo coronavírus. O grande objetivo era preservar a vida dos piauienses. Neste momento, estimamos um número muito menor do que aquele que era estimado inicialmente pelos organismos internacionais, isso se deve ao trabalho de toda a rede de saúde, que foi estruturada para esse enfrentamento, e também a esta casa aqui, que foi montada especificamente para esse momento. Aqui reconhecemos, dentro do plano de contingência, que este é o momento da desmobilização, que só é possível porque estamos vencendo. Essa é a prova que estamos indo rumo à vitória”, disse o secretário.

Já na avaliação do governador Wellington Dias o Hospital de Campanha do Verdão cumpriu a missão de salvar vidas e contribuiu para que o Piauí não tivesse um colapso na saúde devido à grande demanda de atendimentos.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíWellington encerra atividades do Hospital de Campanha do VerdãoWellington encerra atividades do Hospital de Campanha do Verdão

“Daqui, fizemos um atendimento direto a centenas de pacientes, seja em leitos clínicos ou em salas de estabilização, vidas foram salvas. No Hospital de Campanha do Verdão, por meio de sua equipe, por telemedicina, pelo uso da ciência, foi possível também salvar outras vidas que fizeram tratamento em casa, pois essa unidade ajudou para que o Piauí não tivesse colapso na rede de saúde. Então, hoje, estamos desmobilizando uma unidade que cumpriu com sua missão de salvar vidas”, disse Wellington.

Conforme o diretor da unidade, além de cumpriu a missão de atender os pacientes com a Covid-19, o HCE do Verdão também foi ambiente de pesquisas científicas que ficarão para as gerações futuras.

Segundo o coordenador geral do Projeto de PDI da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que inclui o HCE, Joel Rodrigues, o hospital irá se perpetuar por meio da pesquisa científica. “Foi uma fase que se encerrou no enfoque no tratamento de pacientes com Covid-19. Agora, nesta segunda fase, nós vamos aprender muito com os dados gerados que vão permitir tirar conclusões e inovar se houver futuras pandemias, no contexto de crises sanitárias e, naturalmente, no desenvolvimento de soluções que possam conduzir a cura da Covi-19 e de doenças relacionadas”, explicou.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíEquipe de profissionais do HCE do VerdãoEquipe de profissionais do HCE do Verdão

A gerente de Enfermagem, Suzane Castro, destacou que a equipe fez um trabalho grandioso e que foram muitos desafios enfrentados e aprendizados construídos, e ressaltou que os resultados alcançados são evidências que a equipe conseguiu materializar o cuidado prestado aos pacientes.

Na cerimônia de encerramento das atividades, todos fizeram um minuto de silêncio em nome dos pacientes que perderam a vida no hospital. Os colaboradores que atuaram no combate à Covid-19 também foram homenageados com um certificado de gratidão pelos relevantes serviços prestados.

Facebook
Veja também