Viagora

Wellington entrega viaturas para transporte de detentos no Piauí

Os veículos foram doados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Nesta quarta-feira (23), o governador Wellington Dias realizou a entrega de três viaturas para o transporte de detentos no Piauí. Os veículos foram doados pelo Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e atendem às resoluções do Conselho Nacional de Política Criminal e Segurança Pública (CNPCP) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O ônibus irá servir às 17 unidades prisionais do Piauí, possuindo capacidade para 28 internos, dois compartimentos de cela, são equipados com sistema de CFTV, sistema de sinalização acústica e visual, além de adaptações no compartimento de escolta, permitindo melhor posicionamento dos policiais penais e melhor acompanhamento dos deslocamentos.

As viaturas irão para as cidades de Floriano, Picos e Altos. Elas possuem capacidade para o transporte de oito internos e são equipadas com sistema de CFTV e compartimentos de cela. Os veículos possuem capacidade de transitar em vários terrenos, como áreas rurais.

  • Foto: Divulgação/AscomWellington Dias entrega viaturas para transporte de detentos no Piauí.Wellington Dias entrega viaturas para transporte de detentos no Piauí.

Para o secretário de Justiça, Carlos Edilson, as viaturas representam mais um avanço para o sistema prisional do Piauí. “Os veículos irão nos ajudar em todas as rotinas das unidades prisionais. Serão utilizados para transporte de detentos para audiências, mas também para o deslocamento de policiais penais. Todas as unidades possuem viaturas e estas irão incrementar a nossa frota”, disse o gestor.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Rubens Pereira, o Governo do Piauí tem consolidado uma parceria de resultados com o Governo Federal. “São equipamentos que vêm em um momento oportuno para otimizar a atividade do profissional da segurança pública e da justiça, mas também dando dignidade ao transporte daqueles que estão dentro do sistema. É mais uma medida que fortalece o sistema de justiça e defesa social”, pontuou.

De acordo com Wellington Dias, instrumentos como veículos adequados são necessários para o avanço da segurança. “O desafio é garantir que as pessoas que cometeram crime possam ter uma ressocialização para serem inseridas na sociedade com segurança e para isso precisamos de instrumentos. Os veículos bem equipados garantem a proteção de quem trabalha e de quem está privado da liberdade. Temos avançado nos últimos anos na área da segurança e queremos em 2021 ter uma forte mudança com a proteção das fronteiras e organização do sistema penitenciário por meio da classificação de risco do detento. Seremos um parâmetro para todo o Nordeste”, afirmou o governador.

Facebook
Veja também