Viagora

Wellington promete 10 leitos neonatais para Parnaíba ainda em 2017

O intuito das ações é fortalecer a assistência materno-infantil para os pacientes, mães e filhos.

O governador Wellington Dias disse em visita a Parnaíba, nessa terça-feira (01), que a rede de assistência à mãe e recém-nascido vai ser fortalecida na Planície Litorânea, com a abertura do Centro de Parto Normal, com dez leitos da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Comum (UCINCo), e da Casa da Gestante.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, a inauguração deve ocorrer ainda este semestre. “A Casa da Gestante e a UCINCo, vamos inaugurar durante as comemorações do aniversário de Parnaíba, no próximo dia 14 de agosto, e o Centro de Parto Normal será ainda este semestre”.

  • Foto: AscomGovernador Wellington Dias e secretário Florentino em ParnaíbaGovernador Wellington Dias e secretário Florentino em Parnaíba

O intuito das ações é fortalecer a assistência materno-infantil para aqueles pacientes, mães e bebês que necessitam de cuidados especiais. Pela Casa da Gestante, serão 10 leitos, destinados a gestantes e puérperas.

No caso do Centro de Parto Normal, à mulher vai receber assistência durante o pré e pós-parto, com cinco salas para parto humanizado. A unidade deve ser equipada com banheiras para o trabalho de parto, além de outros equipamentos para o estímulo à evolução do parto, como barra fixa, cavalinho, arco de suporte.

O estado, hoje, conta com três centros, um em Teresina, na Maternidade Dona Evangelina Rosa; outro em Piripiri, no Hospital Regional Chagas Rodrigues; e o último em Floriano, no Hospital Regional Tibério Nunes.

Facebook
Veja também