Viagora

Wilson Martins lidera disputa ao Senado em Pesquisa Amostragem

Os atuais senadores Ciro Nogueira (Progressistas) e Regina Sousa (PT) encerram seus mandatos este ano e já demonstraram interesse em buscar a reeleição.

Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem, a pedido da Rede Meio Norte de Comunicação, foi divulgada nesta terça-feira (20), a respeito das opções do eleitorado piauiense para as duas vagas ao Senado Federal.

Os atuais senadores Ciro Nogueira (Progressistas) e Regina Sousa (PT) encerram seus mandatos este ano e já demonstraram interesse em buscar a reeleição.

A pesquisa estimulada apontou que caso as eleições fossem hoje, o ex-governador do Piauí Wilson Martins (PSB) teria 24,54% dos votos e seria eleito. Atrás de Wilson está João Vicente Claudino, ex-senador, com 16,97 % dos votos, seguido de Ciro Nogueira que apresentou 16,53% das intenções.

Regina Sousa aparece depois do presidente nacional do Progressistas, na quarta colocação com 13,9%. Já o deputado estadual Robert Rios (PDT), em quinto lugar com 12,49%.

Júlio César do PSD, deputado federal atualmente, apresentou 8,71% das intenções de voto, seguido de Flávio Nogueira (PDT) que teria 6,68% dos votos.

  • Foto: ReproduçãoNomes que aparecem na pesquisaNomes que aparecem na pesquisa

No Tribunal Superior Eleitoral a pesquisa está registrada pelo número 00411/2018. Os dados foram levantados pelo Amostragem entre os dias 26 e 30 de janeiro de 2018. Pessoas de 47 municípios do estado foram ouvidas.

O nível de confiança é de 95%, com um total 1.137 eleitores entrevistados, o que permite uma margem de erro de até 2,85%, tanto para mais como para menos.

Entre as pessoas questionadas, 25,68% ainda estão indecisas. Os eleitores que pretendem votar nulo ou em branco somaram 16,36%.

Nesse cenário, a pergunta permite diferentes respostas, então a soma do resultado supera 100%.

Outro cenário

Na pesquisa espontânea, quando os nomes não são sugeridos para escolha dos entrevistados, o atual senador Ciro Nogueira ficou na liderança com 1,5% das intenções.

Depois de Ciro vem João Vicente Claudino com 1,41%. Wilson Martins aparece logo atrás com 1,14% das intenções de voto.

Os outros candidatos mencionados anteriormente somaram juntos apenas 4,96%.

Nesse cenário, o número de eleitores indecisos é maior. Eles somam 84% dos entrevistados. Já os votos nulos e brancos apresentaram o total de 9,41%.

Facebook
Veja também