Viagora

XV CISO apresenta olhar acadêmico sobre cotidiano das comunidades durante encontro na UFPI

O evento termina hoje às 19h, com atividades culturais no Espaço Cultural Noé Mendes, na UFPI.

Acontece nesta sexta-feira (07), das 14 às 18h, no Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI) a apresentação dos estudos dos Grupos de Trabalho do XV Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais – CISO (XV CISO/PRÉ-ALAS 2012). O encontro rompeu as barreiras acadêmicas e aproximou as pesquisas universitárias da sociedade, discutindo temas de interesse de todos os cidadãos. O evento termina hoje às 19h, com atividades culturais no Espaço Cultural Noé Mendes, na UFPI.

Os Grupos de Trabalho do XV CISO/PRÉ-ALAS 2012 envolvem estudos sobre movimentos sociais, cultura popular, economia, sexualidade, políticas públicas, organização comunitária, agronegócio, e muitos outros temas. O encontro reúne estudantes e pesquisadores das mais variadas regiões culturais do país, promovendo discussões acerca de suas realidades sociais, favorecendo o conhecimento das semelhanças e distinções que compõem o Norte e Nordeste do Brasil e propondo intervenções para a construção de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento da região, respeitando as questões ambientais e sua relação com a paisagem humana.

Na noite de ontem (06), a presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia Irlys Barreira, doutora pela USP e pós-doutora na École DES Hautes Éutes em Sociales (Paris) e no Instituto de Ciências Sociais ICS da Universidade de Lisboa, ministrou conferência com o tema Desafios das Ciências Sociais na Contemporaneidade, em que refletiu sobre como as ciências sociais estão enfrentando problemáticas de exclusão social, questões de gênero, juventude, políticas públicas e as questões ambientais da atualidade.

Outros dois trabalhos apresentados ontem, durante os Grupos de Trabalho do XV CISO/PRÉ-ALAS 2012 propuseram debates envolvendo assuntos cotidianos, a partir de análises e estudos sob o viés da academia. A estudante piauiense Laila Ibiapina Caddah (UFPI) apresentou análise voltada ao desenvolvimento de tradições culturais históricas na pesquisa intitulada Tradições e Invenções no Reisado de Mestre Branquinho, na Comunidade Boquinha, Zona Rural Sudeste de Teresina.

Outra análise que se desenvolveu dentro da universidade e que possui impacto direto no cotidiano do cidadão é o trabalho desenvolvido pelas pesquisadoras Ana Dubeux (UFRPE) e Paula Vanessa Mesquita Queiroz (UFRPE), que aborda a temática Agroecologia e Economia Solidária: Diálogos para o Desenvolvimento Rural Sustentável.

Para saber os temas dos 30 Grupos de Trabalho que compõem o XV CISO/PRÉ-ALAS 2012, acesse o endereço eletrônico http://www.ciso2012.sinteseeventos.com.br/ e clique na aba Programação e logo após em Grupos de Trabalho.
Facebook
Veja também