Conselho de Enfermagem do Piauí vai avaliar possível interdição ética de UBS na zona Norte de Teresina
De acordo com o Coren-PI, uma inspeção foi realizada pelo conselho no local, onde foram constatados “graves problemas estruturais”.Nesta quarta-feira (15), o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) informou que irá instaurar um processo de sindicância para apurar denúncias relacionadas à UBS Adelino Matos, onde parte do teto desabou deixando três idosos feridos, e avaliar a possível interdição ética da unidade, localizada na região do Mocambinho, na zona Norte de Teresina.
De acordo com o Coren-PI, a inspeção realizada pelo conselho no local constatou “graves problemas estruturais”, como rachaduras no teto, infiltrações, mofo e desgaste da edificação. A chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP), Dra. Andressa Nogueira, e a assessora técnica Dra. Maria Clara conduziram a ação.
A entidade explicou que também foram identificadas falhas na disponibilidade de equipamentos, com itens essenciais inexistentes ou inoperantes, fato que afeta diretamente a qualidade da assistência. Diante deste cenário encontrado, a equipe de enfermagem do local estava reorganizando fluxos e adaptando condições para garantir o atendimento à população.
Ainda segundo o Coren-PI, logo depois da equipe de fiscalização deixar a UBS, parte do teto da unidade desabou, deixando três idosos feridos. A situação seguirá sendo acompanhada junto à Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina.
“O caso evidencia o risco iminente à segurança dos profissionais de Enfermagem e da população assistida”, informou em nota.