Viagora

Franzé cobra de Firmino remoção de famílias de áreas de risco

O deputado apresentou requerimento pedindo ao prefeito de Teresina, Firmino Filho, a remoção das famílias que se encontram em áreas de risco de inundações.

O deputado Franzé Silva (PT) apresentou hoje (4) requerimento pedindo ao prefeito de Teresina, Firmino Filho, a remoção das famílias que se encontram em áreas de risco de inundações como as que moram nas proximidades dos rios Parnaíba e Poti e das lagoas da zona Norte da capital. Ele requereu que as famílias afetadas pelas enchentes recebam ajuda financeira e sejam indenizadas pelos prejuízos sofridos.

  • Foto:ViagoraSecretário de Administração Franzé SilvaFranzé Silva avaliou os riscos das fortes chuvas dos últimos dias.


Franzé Silva apresentou, também, requerimento solicitando ao secretário estadual da Defesa Civil, Raimundo Coelho, que encaminhe para a Assembleia Legislativa um relatório sobre as enchentes que estejam ocorrendo em municípios ribeirinhos do Piauí. Ele requereu ainda à Procuradoria Geral do Estado que fiscalize a remoção de famílias das áreas de risco de Teresina.

A Prefeitura de Teresina divulgou nesta quinta-feira (4) que mais de R$ 100 milhões serão investidos nos próximos anos para realizar serviços de drenagem em oito sub-bacias que necessitam de intervenções mais urgentes, conforme apontado pelo Plano Municipal de Saneamento Básico. Foram divulgados alguns projetos em andamento e obras previstas de construção de galerias, o que deve acontecer dentro de vários meses.

A obra que está caminhando é a da galeria da zona Leste. Os trabalhos, retomados ainda em 2018 após problemas com a primeira empreiteira contratada, compreendem a construção de 7 km de galeria que passarão por alguns dos principais trechos da região, como a Avenida João XXIII.

A prefeitura também diz que a Lei 4.724/2015 pode ajudar a impedir alagamentos. A referida lei torna obrigatória a construção de um tanque de retenção das águas das chuvas em todo empreendimento com área impermeabilizada superior a 500m².

“A prefeitura tem feito um grande esforço na questão da drenagem, com obras e leis que regulamentam construções que impermeabilizam o solo, tudo visando minimizar um problema que é comum a todas as grandes cidades brasileira. Nos próximos anos, com a execução desses investimentos, a tendência é que boa parte dos transtornos seja reduzida”, afirma o secretário municipal de planejamento e coordenação, José João Braga.

Facebook
Veja também