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Polícia deflagra Operação Filantropia e cumpre mandados em Teresina

De acordo com informações da Polícia Civil, a ação visa o cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão e seqüestro de bens contra residências de servidores públicos.

Nesta sexta-feira (17), a Polícia Civil do Estado do Piauí, através da Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e com apoio da Controladoria Geral do Município de Teresina (CGM), deflagrou a Operação “Filantropia” visando o cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens, contra residências de servidores públicos, um escritório de advocacia e uma Organização da Sociedade Civil (OSC). Todos os mandados estão sendo cumpridos em Teresina.

Segundo informações da Polícia Civil, durante a ação foi constatado que a organização era gerenciada por duas servidoras da Prefeitura de Teresina, que usavam pessoas interpostas para garantir a chegada de recursos públicos à entidade.

  • Foto: Divulgação/Polícia CivilOperação FilantropiaOperação Filantropia

Conforme a polícia, foi comprovado que havia também o pagamento de vantagens indevidas para servidores públicos a partir da simulação da prestação de serviços e uso de empresas de fachada.

Ainda de acordo com a polícia, os investigadores perceberam que mesmo sem possuir qualificação técnica e tempo mínimo de criação, a organização recebeu da Prefeitura de Teresina mais de R$ 2 milhões através de duas secretarias municipais. Pelo apurado e após trabalho do Controle Interno do Município, a entidade causou prejuízo aos cofres públicos na ordem de mais de um milhão de reais.

Participam da operação policiais da DECCOR, DRCI, GPE, GPI, GRECO, DEPRE, 8° DP, 5° DP e Auditores do TCE-PI. O título da operação faz alusão à suposta atividade que a entidade se prestava a oferecer através dos recursos públicos recebidos. 

Nota da Prefeitura de Teresina

A prefeitura de Teresina informa que a “Operação Filantropia” realizada pela Polícia Civil nesta sexta-feira (17) ocorreu por denúncia do município após análise de prestação de contas de parcerias firmadas nos anos de 2019 e 2020.

Uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que celebrou parcerias de mais de R$ 2 milhões com Prefeitura de Teresina teve as prestações de contas rejeitadas pela Controladoria Geral do Município (CGM). 

Na análise das contas, apesar dos pagamentos recebidos, não ficou evidenciada a prestação de serviços ao município e ficou comprovado direcionamento de recursos a servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SEMAM, além da constatação de superfaturamento do preço de serviços.

Após a rejeição das contas, a Controladoria Geral do Município (CGM), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Finanças (SEMF), notificou o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e a Polícia Civil do Estado do Piauí das irregularidades encontradas.

A atual gestão da prefeitura de Teresina acompanha a operação e segue colaborando com as investigações.

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