Viagora

Ministério Público inspeciona Unidade de Saúde de Matias Olímpio

Segundo o órgão ministerial, foram vistoriados os seguintes setores da unidade de saúde: a sala de curativo, a sala da Central de Material e Esterilização, a sala de medicação, entre outros.

Nessa sexta-feira (03), o Ministério Público do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça de Matias Olímpio e do Caods (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde), realizou uma inspeção virtual na Unidade Mista de Saúde de Matias Olímpio. Os trabalhos foram coordenados pelos promotores de Justiça Carlos Rogério Bezerra, responsável pela PJ de Matias, e Karla Furtado, coordenadora do Caods.

Segundo o órgão ministerial, foram vistoriados os seguintes setores da unidade de saúde: a sala de curativo, a sala da Central de Material e Esterilização, a sala de medicação, a sala de estabilização, o consultório médico, a sala de observação, recepção, farmácia, entre outros.

  • Foto: Divulgação/MPPIUnidade de Saúde fiscalizada pelo MPPIUnidade de Saúde fiscalizada pelo MPPI

De acordo com o MPPI, além dos aspectos relacionados à estrutura física da unidade, a equipe averiguou questões relativas ao estoque e ao armazenamento de medicamentos e vacinas, a preparação e a administração de fármacos, a organização do fluxo de atendimento a pacientes, principalmente, aqueles com sintomas de síndromes gripais, a esterilização de materiais, e higienização dos espaços.

Ainda conforme o MPPI, entre os encaminhamentos da audiência ficou definido que os profissionais da saúde que atuam na esterilização dos materiais usados pela unidade de saúde devem passar por treinamento ministrado pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado. Outra medida a ser executada consiste na aquisição de geladeira para armazenamento das vacinas.

Uma nova audiência será realizada em janeiro do próximo em continuidade às discussões sobre as melhorias para a UBS Mista de Matias Olímpio.

Participaram da fiscalização representantes do Crefito-14 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região), do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), da Divisa (Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado), da Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH), da Secretaria Municipal de Saúde de Matias Olímpio.

Facebook
Veja também