Viagora

Promotor quer que Vivo instale equipamento contra raios em Bom Jesus

Segundo o MPPI, foi produzido um laudo técnico de engenharia sobre possíveis anomalias relacionadas à infraestrutura de suporte da torre telefônica.

O Ministério Público do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça Regional de Bom Jesus, expediu recomendação à empresa Telefônica Brasil S.A. / Vivo S.A, para que instale um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), na torre de Estação de Rádio Base (ERB), localizada no município.

Segundo o MPPI, foi produzido um laudo técnico de engenharia sobre possíveis anomalias relacionadas à infraestrutura de suporte da torre telefônica. Conforme a análise estrutural, não há risco para os imóveis e moradores do entorno, mas existe a possibilidade de desastre quanto a descargas atmosféricas (raios), já que a estrutura é construída em material condutor de eletricidade.

Ainda segundo o órgão ministerial, também foi constatada a ausência de para-raios. Nas considerações da recomendação, o promotor de Justiça Márcio Carcará, autor do documento, destacou a importância da instalação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas para proteção da torre de telefonia.

“As descargas atmosféricas são ameaças para torres de telecomunicações e torres de rádio e TV, e ameaçam também a segurança de pessoas, edifícios, prédios, tanques, tubulações etc. A função do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) é evitar/minimizar os danos materiais e incêndios em edificações, protegendo também as pessoas que estão dentro da edificação e as instalações internas e equipamentos eletroeletrônicos”, destacou o promotor.

De acordo com a Promotoria de Justiça, o prazo para que os destinatários se manifestem sobre o acatamento da recomendação é de cinco dias úteis. O descumprimento dos termos pode implicar na adoção das medidas administrativas e judiciais cabíveis.

Outro lado

O Viagora procurou a empresa para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria nenhum representante foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

Facebook
Veja também