Viagora

Covid: "98% das pessoas já tomaram a primeira dose", diz Dr. Gilberto

Em relação a segunda dose contra a Covid-19, o presidente destaca que o município se aproxima de 89% de doses aplicadas.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, falou em entrevista ao Viagorasobre a porcentagem de pessoas vacinadas com a primeira e segunda dose contra a Covid-19, em Teresina.

O gestor destaca que neste mês de janeiro, a capital deve chegar a 98% da população imunizada com a primeira dose. Já em relação a segunda dose da vacina, o presidente declara que o município se aproxima de 89% de doses aplicadas.

“Teresina a resposta foi muito boa. Nós vamos chegar em janeiro com praticamente 98% de pessoas que tomaram a dose inicial. Acho que nenhuma capital do Brasil vai chegar nem perto disso. Nós devemos chegar com 89% de segunda dose, ninguém chegou perto”, explica.

  • Foto: Luís Marcos/ ViagoraDr GilbertoDr Gilberto Albuquerque 

Questionado sobre quantas pessoas já completaram o esquema vacinal, ou seja, tomaram as três doses do imunizante, Dr. Gilberto explica que os índices ainda não estão elevados, se comparado as outras duas doses, devido ao prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde. “A D3 que estamos fazendo a data ainda não coincidiu", afirmou.

De acordo com a FMS, mesmo durante os feriados de Natal e Ano, o órgão da saúde continuou aplicando doses contra a Covid-19 na população teresinense, cerca de 58.105 imunizantes ministrados.

Os dados englobam tanto a imunização por agendamento quanto nos postos de drive thru, em pacientes de todas as etapas, além do público alvo da campanha.

“Foram 28.774 doses aplicadas na semana que antecedeu o Natal e 29.331 doses aplicadas na semana de ano novo, dados positivos principalmente se levar em consideração que se trata de uma época em que muitas pessoas viajam”, disse a coordenadora de campanha da FMS, Emanuelle Dias.

Estratégias de vacinação:

A Fundação Municipal explica que estão sendo divulgadas novas estratégias para a vacinação contra a Covid-19 em Teresina.

Conforme a FMS, os pontos de drive estão sendo disponibilizados ao longo da semana em todas as zonas da capital com o intuito de aumentar os índices de doses aplicadas.

Facebook
Veja também