Ellen Gera avalia avanços na educação estadual em 2021 no Piauí
De acordo com o governo, em 2021 foi iniciado o projeto de expansão e melhoria da Educação Básica do Piauí com um conjunto de obras estruturantes, por meio do PRO Piauí Educação.
Nessa sexta-feira (28), o governo do estado realizou um balanço sobre a atuação do órgão na educação estadual, nesse ano de 2021.
Conforme o governo, foram feitos reajustes salariais em 10% para os servidores, cerca de 227 profissionais do quadro pessoal da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tiveram suas progressões autorizadas pelo governador Wellington Dias. Além disso, foram realizadas a mudança de classe (promoção por acesso) para 1.128 professores. Todos obtiveram melhora na titulação e, com isso, conquistaram o direito de acréscimo salarial.
O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, comentou que as progressões são frutos do planejamento do Estado e do equilíbrio das contas públicas. “O governador Wellington Dias e o secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, mesmo diante de todas as adversidades e barreiras impostas pela pandemia e até mesmo pelo Governo Federal, conseguiram manter as contas públicas em equilíbrio. Isso permitiu que os servidores recebessem seus salários sempre em dia, enquanto outros estados atrasavam pagamento”, disse.
- Foto: Divulgação/Seduc
Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera
Programas de Alfabetização:
Segundo o IBGE, o Piauí reduziu em cerca de 14% o índice de analfabetismo entre os idosos com 60 anos ou mais. Houve também uma redução entre os mais jovens, se considerarmos as pessoas a partir dos 15 anos de idade, a taxa de analfabetismo caiu para 16% no Estado.
Segundo o governo, para acelerar esse processo, foi implantado o Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos (PRO Aja) com o objetivo de reduzir o analfabetismo no Estado e com a meta de atender 200 mil jovens, adultos e idosos até 2023.
Modenização de escolas no Piauí:
De acordo com o governo, em 2021 foi iniciado o projeto de expansão e melhoria da Educação Básica do Piauí com um conjunto de obras estruturantes, por meio do PRO Piauí Educação.
O governo informa ainda que estão previstas 800 obras com investimento de R$ 800 milhões, com recursos provenientes dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
De acordo com o balanço, do total de obras, foram concluídas 72 em 2021, na sua maioria reformas e instalação de subestações, totalizando R$ 15,7 milhões já investidos. Também foram entregues equipamentos, mobiliários, laboratórios para as áreas específicas e atendimento do ensino remoto, com distribuição de chips, smartphones e tablets para alunos e professores da rede estadual de ensino.
Teresina
Piauí
Governo do Piauí
Secretário Ellen Gera
Wellington Dias
Secretaria de Estado da Educação - Seduc
IBGE
-
Uespi tem aumento no número de bolsas disponíveis para Pibic e Pibiti
Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Rauirys Alencar, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) disponibilizou cerca de 25 bolsas estudantis. -
Ministério Público faz reunião sobre viaduto da Avenida João XXIII
As obras são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). -
Vendedores cobram por reforma no Troca-Troca no Centro de Teresina
A SAAD Norte informou que já foi dado início ao plano de reforma do centro de comercialização e também ponto turístico. -
-
Programa Rios +Limpos é implementado na cidade de Teresina
Durante três horas de evento foram recolherem mais de meia tonelada de resíduos sólidos as margens dos rios. -
CIEPI empossa diretoria com perspectiva de inovação para setor industrial
Ao longo da última gestão no Triênio, diversas ações foram realizadas, como a parceria com o IFPI para inovação na indústria, celebridade de processos, dentre outros.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir