Viagora

Covid: Alan Brandão quer aumento de centros de testagem em Teresina

Segundo o vereador, a capital teve um aumento na procura por testes Covid nas unidades de saúde e também um aumento de 400% no número de caso de síndrome gripal.

O vereador Alan Brandão (PDT),  protocolou um ofício junto ao órgão solicitando o aumento de quatro centros de testagem por zona, além do aumento do efetivo de médicos nos respectivos centros de Teresina.

De acordo com o parlamentar, atualmente, a Fundação Municipal de Saúde disponibiliza quatro Centros de Testagem Covid (CTC), localizados na Zona Norte, Leste, Sul e Sudeste de Teresina.

Segundo o vereador, a capital teve um aumento na procura por testes Covid nas unidades de saúde e também um aumento de 400% no número de caso de síndrome gripal, levando os teresinenses a lotar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) destinadas ao atendimento dos casos.

Para o parlamentar,  autor da solicitação, o Poder Público Municipal deve buscar o bem estar da população e realizar uma força tarefa na identificação dos casos de gripes na capital.

“Estamos acompanhando de perto a situação em Teresina em relação ao número de casos de síndromes gripais e também de Covid, que aumentaram nos últimos dias. É preciso que a população tenha acesso a mais centros de testagem e que elas tenham também mais profissionais de saúde para atender com mais celeridade a demanda. É inadmissível que uma pessoa espere por 13 horas por atendimento, como tem acontecido”, ressaltou o vereador.

Sobre a Gripe H3N2

A gripe H3N2 possui sintomas parecidos com a Covid-19 e também afeta o sistema respiratório. No início, a doença se manifesta com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse.

A recomendação é procurar uma unidade de saúde, caso apresente sintoma de síndrome gripal, com febre, falta de ar, indisposição, que impossibilite as atividades normais.

Facebook
Veja também