Teresinense pode denunciar casos de homofobia pelo Disk Cidadania
O Disk Cidadania foi criado com o objetivo de instituir a política de assistência aos homossexuais em Teresina
Nesta terça-feira (17), Dia Internacional contra a Homofobia, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Direitos Humanos (GDH), alerta para a importância da formalização das denúncias por meio do Disk Cidadania. Quem for vítima ou presenciar o crime de homofobia deve ligar para o Disk Cidadania 0800 280 5688.
O Disk Cidadania foi criado por meio da Lei N° 3.274, de 02 de março de 2004, com o objetivo de instituir a política de assistência aos homossexuais em Teresina e de disponibilizar à coletividade um serviço de informação a cerca dos direitos constitucionais deste público.

Segundo o gerente de Direitos Humanos, André Santos, dentre as maiores violências cometidas contra a população LGBTQIA+ é tirar o direito de ter acesso a serviços básicos, como educação e saúde.
“Hoje, é um dia de luta e de combate à homofobia. Nós sabemos que as maiores violências sofridas pela população LGBTQIA+ é o preconceito. Tanto o preconceito na área do trabalho, educação e até na saúde. Na educação, quando a menina ou menino, que se assume trans, acaba desistindo do colégio pelo nome na chamada, por exemplo”, explicou.
O gerente ainda ressalta que a Prefeitura de Teresina tem atuado no combate a discriminação, diariamente, dentro dos órgãos municipais. ““As lutas que o município vem apoiando e travando, na gestão do Dr. Pessoa, uma gestão inclusiva e sem discriminação e preconceito, em favor da população LGBTQIA+ de Teresina são inúmeras. A principal delas é fiscalizar se as leis e decretos, como o uso do nome social, estão sendo comprimidos dentro dos órgãos públicos, tanto para servidores e assistidos. Isso é feito por meio da Gerência de Direitos Humanos e do Conselho Municipal dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT)”, esclareceu.
Por: Matheus Santos
-
Empresa recém-instalada em Teresina deve gerar receita de R$ 18 milhões
Segundo a SEMDEC, atualmente a empresa possui 555 pessoas contratadas, mas a expectativa é que até o final deste ano de 2022, a empresa consiga atingir um total de 900 pessoas contratadas. -
Uespi divulga edital com 3.940 vagas de transferência
As inscrições iniciam no dia 8 de julho e seguem até o dia 20 deste mês. O estudante que desejar realizar a transferência deve estar regularmente matriculado na instituição. -
Ministério da Saúde enviou 8,3 milhões de vacinas contra Covid ao Piauí
Segundo a pasta, no total, o estado recebeu mais 192 mil doses de imunizantes – dos quais 90 mil são da Astrazeneca e 102 mil da Pfizer. -
-
Balé da Cidade de Teresina abre inscrições para oficina de dança
O projeto Fora da Caixa, do Balé de Teresina, lança em sua nova temporada que acontece nos dias 6, 7 e 8 de julho, de 14h às 16h, no CEU Sul, região do Portal da Alegria. -
Estado enviará projeto que prevê redução do ICMS para Alepi nesta quarta
Segundo o secretário de Governo, o Estado cumpre o CTN, o código estabelece que somente a lei pode determinar a instituição de tributos, ou a sua extinção; e a majoração de tributos, ou sua redução.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir