Viagora

Produção familiar é discutida no I Encontro de Horticultores em Teresina

Segundo o governo, o evento tem como objetivo discutir a produção agrícola na área urbana e rural da capital piauiense

O Governo do Estado, por intermédio das Câmaras Setoriais, realiza, no dia 25 de maio, o I Encontro dos Horticultores e Agricultores Familiares de Teresina. O Evento será realizado no Teatro João Paulo II, no bairro Dirceu, e contará com a presença de produtores e gestores municipais e estaduais.

Segundo o governo, o evento tem como objetivo discutir a produção agrícola na área urbana e rural da capital piauiense. Com o aumento na demanda de hortaliças em Teresina, cresce a necessidade do incentivo e desenvolvimento de políticas públicas para o desenvolvimento de hortigranjeiras na capital.

Como conta o coordenador estadual das câmaras setoriais, Sérgio Vilela. “Nós temos uma demanda muito grande de hortaliças em Teresina. São mais de 900 mil habitantes, então, o consumo de alimento é muito alto e por isso o consumo de hortaliças também é grande. Tanto das utilizadas para o consumo direto, como as utilizadas para produção de alimentos. Nós temos, por outro lado, muita terra, muito espaço físico para a produção de alimentos, mas utilizamos muito pouco. Na zona urbana temos as hortas comunitárias que estão passando por dificuldades por falta de um apoio maior para o seu desenvolvimento. Então, o encontro dos horticultores vai discutir essa situação e tentar avançar na proposição de políticas públicas que possam apoiar a produção em Teresina”, explica.

Conforme o governo, o encontro contará com a presença de representantes da administração pública estadual e municipal da área da agricultura, além de especialistas que irão discutir novas formas de produção, hortas comunitárias e políticas públicas com os produtores locais. Em Teresina, as hortas comunitárias existem há 35 anos e foram desenvolvidas como medida para viabilizar a produção agrícola na capital e melhorar os índices de produção e emprego.

Por: Matheus Santos

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Governo do Piauí

Facebook
Veja também