Viagora

COE define obrigatoriedade do uso de máscaras em lugares fechados no Piauí

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior, o decreto contendo as definições aprovadas pelo COE Estadual deve ser publicado até o final desta terça-feira (14), no Diário Oficial do Piauí.

Na noite dessa segunda-feira (13), o Comitê de Operações Emergenciais do Estado do Piauí aprovou em uma reunião o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados. No encontro também foram definidas outras medidas para conter os casos de Covid-19, que vem apresentado tendência de crescimento no Brasil.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior, o decreto contendo as definições aprovadas pelo COE Estadual deve ser publicado até o final desta terça-feira (14), no Diário Oficial do Piauí.

“Ontem discutimos essas novas orientações como uma medida de contenção do avanço da Covid-19, que vem apresentando uma alta nos casos em todo o país, e ficou acordado a volta da obrigatoriedade das máscaras em locais fechados, além de outras determinações, que foram decididas na reunião”, garante.

Ainda conforme o COE Estadual, na reunião também foi definido que testes contra a covid-19 serão encaminhados aos municípios para que seja de competência do mesmo realizar o rastreio dos casos, bem como o reforço do programa Busca Ativa nas cidades e orientações as instituições de ensino para o isolamento de alunos e profissionais contaminados a doença. A medida tem o objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus.

Segundo o comitê, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já liberou para a capital Teresina mais de 30 mil testes.

“A Sesapi já liberou para o município de Teresina mais 30 mil testes, e vamos está enviando às demais cidades. Também estaremos reforçando as ações do Programa Busca Ativa nos municípios e atuando junto as escolas e universidades para que os mesmos realizem o isolamento de profissionais e alunos que estejam contaminados”, pontua o secretário.

O Secretário Néris Júnior destacou a importância da população se deslocar aos postos de saúde para receber as doses da vacina contra a covid-19. No Piauí toda a população acima de 5 anos de idade está liberada para receber a primeira e a segunda dose. A primeira dose do reforço é destinada para as pessoas a partir de 12 anos, que receberam a segunda dose há 04 meses ou mais e também a segunda dose do reforço para aqueles acima de 18 anos de idade, que tomaram o primeiro reforço, há 04 meses ou mais.

“Nós queremos lembrar a todo momento a nossa população do Piauí, que a vacina é a principal arma para combater do vírus e suas complicações. Então você, que está com suas doses atrasadas, procurem os postos de saúde, que atualize a sua caderneta de vacinação, pois só assim poderemos vencer juntos à Covid-19”, reforça Neris Júnior.

Facebook
Veja também