Viagora

Regina Sousa participa de documentário sobre Esperança Garcia

A atriz, cantora brasileira, referência da cultura afro-brasileira Zezé Mota, aniversariou ontem, e após a gravação recebeu um bolo surpresa, e deu o primeiro pedaço para a governadora.

Na tarde dessa segunda-feira (27), a governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), participou das gravações do documentário “A carta de Esperança Garcia”, dirigindo pelo cineasta Douglas Machado. As gravações foram realizadas no Teatro 4 de Setembro, em Teresina.

Regina Sousa, a primeira mulher negra a governar o Piauí, escolhida como “Esperanças da Atualidade, destacou o legado de luta e inspiração da escrava, reconhecida como a primeira advogada piauiense.

Foto: Divulgação/Governo do Estado do PiauíRegina Sousa participa de documentário sobre Esperança Garcia
Regina Sousa participa de documentário sobre Esperança Garcia

“É inspiração para todos nós, para todas as mulheres que lutam contra toda forma de preconceito, racismo, violência, muitas lutas latentes hoje. Quem conhece a história e lê carta fica encorajado para dizer que esta luta vale a pena”, disse a governadora.

A atriz, cantora brasileira, referência da cultura afro-brasileira Zezé Mota, aniversariou ontem, e após a gravação recebeu um bolo surpresa, e deu o primeiro pedaço para a governadora. “Uma surpresa muito grata ver o quanto ela é simples, muito bonita, muito leve, foi prazeroso. Agora posso dizer que conheço o piauiense. Vocês são muito gentis, hospitaleiros, carinhosos. Vou levar cada um no meu coração”, disse a atriz.

Documentário

De acordo com Douglas Machado, o documentário é baseado na história de Esperança Garcia, uma mulher negra, mãe, escravizada, que no ano de 1770 escreveu uma carta endereçada, ao governador da capitania do Piauí. Gracia denunciava situações de violência que ela, as companheiras e filhos sofriam na fazenda dos Algodões, região próxima de Oeiras. O documento histórico é uma das primeiras cartas de direito que se tem notícia. Esperança Garcia foi reconhecida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), como a primeira advogada piauiense. Ela é considerada um símbolo de resistência e ousadia na luta por direitos no contexto do Brasil escravocrata no século XVIII.

“Estamos fazendo história. Se Esperança Garcia estivesse, hoje viva, estaria escrevendo para nossa governadora, que é uma mulher negra de luta extraordinário, que nos deixa comovido e com muita admiração”, disse o diretor.

O documentário será lançado em 2022, como partes das comemorações dos 200 anos da independência do Piauí, informou a direção.

Por: Bruna Sousa

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Governo do Piauí

Facebook
Veja também