Viagora

Desemprego cai para 9,8% neste trimestre, aponta IBGE

De acordo com o IBGE, a queda foi de 1,4 ponto percentual em relação ao trimestre de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, quando a taxa estava em 11,2%.

Nesta quinta-feira (30), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgou dados que apontam uma recuperação continuada do mercado de trabalho, com a taxa de desocupação ficando em 9,8% no trimestre encerrado em maio.

Segundo o IBGE, a queda foi de 1,4 ponto percentual em relação ao trimestre de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, quando a taxa estava em 11,2%. As pesquisas também apontam que a taxa de desemprego chegou a 14,7% em 2021. Dessa forma, o Instituto informa que a taxa de 9,8% é a menor desde o trimestre encerrado em maio de 2015, que registrou a porcentagem de 8,3%.

Ainda de acordo com o instituto, o Brasil tem hoje cerca de 10,6 milhões de pessoas desocupadas, o que aponta 1,4 milhão de pessoas a menos em comparação com o trimestre anterior. Os resultados da Pnad Contínua afirmam que na comparação anual, a queda foi 30,2%.

As pesquisas do IBGE também pontuam que o número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado subiu 2,8% no trimestre, para 35,6 milhões de pessoas. Por outro lado, a mesma pesquisa aponta que o número de trabalhadores sem carteira assinada nas redes privadas também teve um aumento, chegando a 12,8 milhões, o maior número da série.

Por Sthefany Prado

Com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

IBGE

Facebook
Veja também