Viagora

Ciro Nogueira e Marcelo Sampaio entregam trecho de duplicação da BR-316

O trecho foi entregue nesta segunda-feira (06), durante solenidade realizada com a presença do senador Elmano Férrer, autor dos recursos para execução das obras.

Na manhã desta segunda-feira (06), o ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira, junto ao ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, realizaram a entrega do novo trecho da duplicação da BR-316, localizada entre os municípios de Teresina e Demerval Lobão.

O senador da República Elmano Férrer, autor dos recursos para execução das obras, e o diretor-geral do Dnit, General Santos Filho, também estiveram na solenidade de entrega do trecho que vai do km 18,38 ao km 23,38. A duplicação permitirá a conclusão da obra do Viaduto do Mercado do Peixe.

Foto: Divulgação/AscomMinistros Ciro Nogueira, Marcelo Castro e senador Elmano Ferrér.
Ministros Ciro Nogueira, Marcelo Castro e senador Elmano Ferrér.

Conforme Elmano Férrer, a obra está orçada em R$ 73 milhões, destes R$ 67,3 milhões foram recursos destinado pelo senador para concretizar a duplicação que se iniciou ainda em julho de 2020, com direção do Dnit/PI, comandado pelo engenheiro Ribamar Bastos. O trecho que sofre a intervenção deve ter 20,16 km referente a duplicação.

“Com a nova liberação, já são 10 quilômetros de duplicação concluídos. Outros 5 quilômetros foram entregues em maio do ano passado”, pontua.

Ainda segundo o senador, com a finalização da obra o tráfego será liberado e o trânsito no local será mais fluido.

“Assim, vamos ter a primeira ligação, por via totalmente duplicada, entre Teresina e outra cidade. Isso vai melhorar a fluidez do trânsito e garantir mais segurança para quem entra e sai da capital pela BR-316. A duplicação, portanto, é uma grande conquista para os piauienses, uma obra que só foi possível graças ao empenho do Presidente Jair Bolsonaro”, explica.

O ministro da infraestrutura Marcelo Sampaio pontuou que a intervenção vai garantir uma redução no número de acidentes, além de gerar emprego e renda.

“Essa obra gera emprego e salva vidas, pois reduz o número de acidentes. Até o final do ano, o Presidente Bolsonaro vai entregar os 20 km de via duplicada, sanando uma dívida histórica com o Piauí, único estado sem as vias de entrada da capital duplicadas”, garante.

Marcelo Sampaio ainda anunciou que o Piauí ganhará mais uma ponte sobre o rio Parnaíba nos Cerrados, a obra vai ligar Ribeiro Gonçalves, no Piauí, a Tasso Fragoso no Maranhão.

"A nova ponte é mais um fruto do trabalho conjunto do ministro Ciro e do senador Elmano Férrer", afirma.

Na oportunidade o ministro Ciro Nogueira fez elogios à atuação do senador Elmano Férrer diante da obra do Viaduto do Mercado do Peixe e o rebaixamento da João XXIII. "Na história do Piauí, a gente nunca teve um senador que se dedicou tanto às obras estruturantes quanto ele. Precisamos reconhecer o trabalho do senador”, explica.

Os ministros Ciro Nogueira e Marcelo Sampaio ainda aproveitaram a viagem até o Piauí e fizeram uma visita a obra do viaduto do Mercado do Peixe em Teresina. Marcelo Sampaio ainda garantiu que até agosto a obra deve ser finalizada e entregue.

“Com este projeto, já quase concluído, vamos acabar com os congestionamentos na região do Mercado do Peixe, onde circulam cerca de 33 mil carros por dia”, afirma.

Além disso, o ministro da infraestrutura também esteve na Ladeira do Uruguai, local em que ocorre o rebaixamento da Avenida João XXIII. Marcelo Sampaio afirmou que a obra se iniciará em breve e prevê uma trincheira com 780 metros de comprimento e até 9 metros de profundidade, dessa forma João XXIII vai passar por baixo da Avenida Zequinha Freire. Elmano Férrer destacou que a obra vai assegurar fluidez e segurança no trânsito.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também