Viagora

Dr. Pessoa quer rever obrigatoriedade do uso de máscaras em Teresina

O prefeito da cidade solicitou uma reunião com o Comitê Municipal de Operações Emergenciais (COE) para a próxima sexta-feira (10), onde devem analisar o cenário epidemiológico e tomar uma decisão.

Nesta segunda-feira (06), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, solicitou uma reunião com o Comitê Municipal de Operações Emergenciais (COE) para discutir sobre o retorno da obrigatoriedade de máscaras para auxiliar no enfrentamento contra a covid-19 em Teresina.

Segundo a prefeitura municipal, ao acionar o comitê o gestor considerou o cenário nacional que indica um aumento no número de casos da doença e o retorno de uso obrigatório da máscara em São Paulo. Outros estados como no Nordeste, o Ceará, também já apontam para uma elevação dos casos.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraPrefeito de Teresina, Dr Pessoa
Prefeito de Teresina, Dr Pessoa

Dr. Pessoa ainda afirmou que o retorno das máscaras é uma medida de prevenção para que os índices de casos positivos não sejam elevados. “Como médico, tenho orientado que a prevenção é o melhor caminho para combater esta doença. Temos visto casos, como em São Paulo, onde a obrigatoriedade do uso de máscara está sendo discutida. Por isso, quero que o COE se reúna em Teresina para avaliar os números na capital e os reflexos das condições nos Estados vizinhos por aqui”, pontua.

O COE já havia anunciado que a flexibilização do uso de máscaras seria mantida na capital na última sexta-feira (03), porém diante do pedido do prefeito acontecerá uma nova reunião nesta próxima sexta-feira (10) para avaliar a situação epidemiológica em Teresina, conforme a PMT.

O retorno da obrigatoriedade do uso da máscara, com base cientifica, será definido somente após averiguação dos dados referente a covid-19, como explica o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque.

“Estamos analisando os dados e somente com eles em mãos é que podemos saber como deve ser o comportamento da população de Teresina para prevenção à Covid-19. O uso da máscara e das medidas sanitárias é sempre recomendado e agradecemos à população da capital que ainda segue esta orientação”, ressalta o gestor municipal.

Segundo o decreto municipal, na capital a obrigatoriedade do uso de máscaras é automática quando o número de casos registrados é de 200 para cada 100 mil habitantes; quando há dez internações para cada 100 mil habitantes ou quando há mais de 10% dos leitos ocupados por pacientes Covid-19.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Covid-19

Dr. Pessoa

Facebook
Veja também