Viagora

Brasil possui 106 casos de varíola dos macacos confirmados

De acordo com o Ministério da Saúde, São Paulo e Rio de Janeiro possuem a maioria dos casos, com 75 e 20 respectivamente.

Nessa quarta-feira (06), o Ministério da Saúde confirmou que o Brasil possui o registro de 106 casos de varíola dos macacos (Monkeypox), com São Paulo registrando 75 das confirmações da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, além dos 75 casos no estado de São Paulo, o Rio de Janeiro registrou o total de 20 casos. Minas Gerais possui três registros do vírus, seguido do Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul, com dois casos em cada estado. Já o Distrito Federal e Rio Grande do Norte confirmaram um caso cada.

Ainda de acordo com o MS, o monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos está sendo realizado por meio da Sala de Situação e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Monkeypox

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a varíola causada pelo vírus hMPXV (Human Monkeypox Virus) trata-se de uma doença rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões na pele, ou por secreções respiratórias e pelo contato com objetos e tecidos (roupas ou toalhas).

Ainda segundo a OMS, os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. Após o início dos sintomas, o infectado pode apresentar lesões na boca, pés, peito, rosto ou regiões genitais.

A OMS também reforça que o ideal é evitar contato próximo com uma pessoa infectada até a cicatrização dos ferimentos.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também