Ministério Público quer suspensão de contrato entre Sesapi e Associação Reabilitar
De acordo com o órgão ministerial, foi identificada a assinatura do contrato sem deliberação do Conselho Estadual de Saúde do Piauí.
A 12ª Promotoria de Justiça ingressou com Ação Civil Pública para que o Estado do Piauí e a Associação Reabilitar suspendam o contrato nº 32/2022 que trata da contratação da associação para gerir a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa.
De acordo com o órgão ministerial, foi identificada a assinatura do contrato sem deliberação do Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CESPI). O contrato permite à entidade realizar convênio com empresas privadas, tais como planos de saúde para a realização de atendimentos médicos, ocorrendo assim a desvirtuação da finalidade do Complexo da Nova Maternidade, que é atender aos interesses primários de atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O Minsitério Pública aponta que diversas ações no âmbito deste tema já foram realizadas como: instauração de Procedimento Preparatório para apurar a aprovação da proposta de Manifestação de Interesses Privado (MIP), na modalidade administrativa, do projeto Complexo Materno para o serviço de elaboração de estudos de modelagens operacional, econômico-financeiro e jurídico, com a finalidade de auxiliar o Governo do Piauí na estruturação de uma parceria com o setor privado da administração, Manutenção e Conservação da nova Maternidade e outro pedindo que a Secretaria Estadual de Saúde repassasse no prazo de 10 (dez) dias, informações e esclarecimentos quanto ao andamento da manifestação de interesse privado na nova maternidade, mas as requisições ministeriais não foram atendidas.
Segundo o MPPI, em nova audiência, o Presidente da Associação Reabilitar informou que, desde o mês de novembro de 2021, a entidade filantrópica trabalhava de forma gratuita na transição da Maternidade Dona Evangelina Rosa para a sua nova casa, participando de reuniões na MDER e na SESAPI. Após audiência e sem a apresentação dos documentos requisitados pelo MPPI, a Justiça concedeu liminar para que fosse apresentado o projeto de gestão e aquisição de equipamentos para nova Maternidade de Teresina; as atas de reunião realizadas pela SESAPI com a Associação Reabilitar e o contrato de gestão administrativa e compra de equipamentos, com todos os anexos, com a Associação Reabilitar para a Nova Maternidade.
O Ministério Público informou que foram concluídas irregularidades como não envio do contrato para análise e deliberação do Conselho Estadual de Saúde; o não chamamento público necessário e demonstração dos critérios objetivos previamente estabelecidos utilizados na escolha de determinada entidade e a afronta ao entendimento do STF que determina que o processo de contratação de uma Organização de Saúde deve ser conduzido de forma a atender os princípios constitucionais de publicidade, isonomia, impessoalidade.
Diante disso, o MPPI requereu à justiça a suspensão imediata do contrato n° 32/2022, em todos os termos. Requer, também, que o Estado do Piauí submeta qualquer contrato de concessão da Gestão Pública dos serviços oferecidos pelo SUS, anteriormente à sua assinatura, para apreciação e deliberação do Pleno do Conselho Estadual de Saúde.
Outro Lado
O Viagora procurou a direção da Maternidade Dona Evangelina Rosa sobre o assunto, a unidade de saúde informou através da assessoria que ainda não foi notificada sobre o caso.
Teresina
Piauí
Maternidade Dona Evangelina Rosa
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
-
Dr. Gilberto diz que estoque de soro será abastecido por um mês em Teresina
Por meio de reuniões com fornecedores, equipes da FMS conseguiram adquirir soro e dipirona injetável para abastecer UBS, UPAS, maternidades e hospitais da capital. -
Fiocruz solicita registro de testes para detectar varíola dos macacos
Conforme a Fiocruz, o kit molecular monkeypox (MPXV) proposto e produzido pela fundação, consegue identificar duas cepas do vírus que circulam de forma endêmica no continente africano. -
Anvisa avalia cinco pedidos para diagnóstico da varíola dos macacos
De acordo com a Anvisa, a prioridade é avaliar todos os pedidos de de produtos necessários para o diagnóstico da doença. -
-
Cinco UBS funcionarão durante o final de semana em Teresina
De acordo com a FMS, a UBS Renascença localizada na zona Sudeste e a UBS Santa Maria da Codipi na zona Norte de Teresina foram duas das unidades escolhidas. -
Piauí tem aumento de 706,3% nos casos de dengue, aponta Sesapi
O registro conta com 22.303 casos prováveis notificados em 207 municípios, enquanto que em 2021, foram 2.766 em 101 municípios.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir