Viagora

Projeto “Meu Universo Sustentável” mobiliza alunos em Teresina

O projeto mobilizou nessa sexta-feira (8), as turmas para repensar novas formas de preservar o meio ambiente.

O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Portal da Esperança, por meio do projeto “Meu Universo Sustentável”, mobilizou nessa sexta-feira (8), as turmas para repensar novas formas de preservar o meio ambiente.

O CETI é localizado no bairro Nova Teresina, zona Norte da capital e atende a comunidade escolar com a oferta do Ensino Médio, para 101 estudantes matriculados.

De acordo com o Governo do Piauí, o projeto é orientado pela professora de língua portuguesa, Maria Gracionede de Sousa, e busca refletir o papel do aluno na preservação do meio ambiente, através da reciclagem de vidros, garrafas e potes de plástico.

Maria Gracionede afirma que é importante a presença dos alunos, e a contribuição através do manejo dos materiais, fazendo surgir uma consciência ambiental pautada na preservação. "O projeto serviu de experiências para o âmbito escolar e fora dele ao estimular a criatividade relacionada à consciência ambiental entre todas as turmas. Com autonomia para desenvolverem seus próprios projetos, ao final os estudantes apresentaram suas ideias por meio de seminários e na criação de uma revista de conscientização e preservação ambiental", afirmou a orientadora.

Foram utilizados pelos alunos, os matérias como: garrafas; potes plásticos de cremes de pentear; rolos de silicone; rolos de lã (azul, vermelho, verde e branco); palitos de churrasco; ramos de flores; fitas de cetim fina (preta, vermelha, azul e verde), informou a organização.

Conforme o projeto, o artesanato com pinturas, desenhos e objetos de decoração, fizeram parte da noção de empreender sustentavelmente, apresentando aos estudantes como forma de trabalhar materiais recicláveis para a renda.

A estudante da 3ª série do Ensino Médio no CETI, Ana Clara, comentou sobre a importância de atividades que incentivam a criatividade. “A proposta do projeto, para nós estudantes, foi muito interessante pelo incentivo a trabalhar nossa criatividade. Desde o início tivemos a maior liberdade de expressão para compartilhar ideias e explorar os temas das mais variadas formas como alunos criando poemas, desenhos e espero que nosso trabalho sirva de inspiração para as pessoas ao verem o resultado do projeto”, falou.

O estudante Alex Graciel Vieira de Sousa, também comentou sobre o resultado das criações dos colegas de turma. “O desempenho dos meus colegas foi algo que me surpreendeu e acredito que foi interessante também para quem veio conhecer as ideias apresentadas de todas as formas”, declarou.

Projeto “Meu Universo Sustentável”

De acordo com projeto, os alunos foram divididos em grupos e trabalharam dois dias da semana, tendo aulas teóricas e práticas, com carga horária de4 horas semanais. Os temas trabalhados foram: o desenvolvimento sustentável, a problemática do lixo, e o efeito estufa.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Governo do Piauí

Facebook
Veja também