Viagora

Semplan capacita servidores para uso de tecnologia BIM em projetos

O treinamento ocorre neste mês de agosto e é ofertado através do VII Seminário Nacional de Projetos em BIM.

A Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan) está disponibilizando um curso de capacitação neste mês de agosto destinado aos servidores que atuam no Núcleo da Tecnologia BIM (NUBIM). O treinamento ocorre através do VII Seminário Nacional de Projetos em BIM.

Conforme a Semplan, neste ano tem o evento tem como tema: “Como a Administração Pública Poderá Implantar e Contratar com Segurança e em Conformidade com a Jurisprudência Aplicável do TCU e a Nova Lei de Licitações 14.133/2021”.

Ainda segundo a secretaria, o objetivo do treinamento é promover um aperfeiçoamento do corpo técnico da prefeitura de Teresina visando o desenvolvimento de ações estratégicas de uso desta tecnologia no processo de planejamento do município.

De acordo com a pasta, um dos pontos positivos desta estratégia que visa integrar a tecnologia nestas ações, é a celeridade nos resultados sem que a qualidade final seja perdida.

A partir da modelagem BIM é possível que haja uma diminuição nos riscos de derrapagens nos custos de projetos de infraestrutura de obras públicas, além de assegurar o cumprimento de prazos de entrega de obras, bem como a integração ampla de toda a equipe que estará presente em todo o processo de cada obra. A tecnologia também auxiliará com uma maior economia para os cofres públicos.

A coordenadora geral do NIBIM na Prefeitura de Teresina, a arquiteta e urbanista Virgínia Moura, explicou o processo que é adotado a partir deste método e ressaltou que esta ação é fundamental para uma gestão mais responsável.

“Basicamente, os elementos principais são: a redução dos custos das obras, o menor tempo de projeto, quando esse é replicado, execução de obra dentro do prazo planejado e um maior controle na sua manutenção. Muita coisa que é difícil em obras públicas pode ser viabilizada com o BIM, por exemplo, aumento na qualidade dos materiais, ambientes modernizados e a permanência em sua vida útil”, garante.

Sobre o BIM:

A Semplan explicou que o BIM é um sistema no qual a modelagem inteligente do projeto em 3D é incluída, a sigla significa Building Information Modelling (Modelagem de informação da construção).

Além disso, neste método todas as informações de diversas áreas referentes a obra de um único documento, também são integradas com o objetivo de proporcionar uma melhor visualização do trabalho e um planejamento mais eficaz que busca reduzir a execução da obra em gastos e o tempo.

Por fim, esta é a primeira vez que a tecnologia é utilizada em Teresina e é aplicado em um projeto piloto de uma escola municipal de Ensino Fundamental em tempo integral, que será a primeira em mais de um pavimento entre as escolas municipais.

Facebook
Veja também