Viagora

FMS diz que casos suspeitos de varíola dos macacos foram notificados em Teresina

O primeiro caso da doença no estado foi confirmado nesta semana, e corresponde a um paciente, homem, de 46 anos de idade, que reside no município de Batalha.

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, irá passar a monitorar os indicadores e os casos da Varíola dos macacos (Monkeypox). Até agora, quatro casos suspeitos da doença já foram notificados em Teresina, mas nenhum foi confirmado.

O primeiro caso da doença no estado foi confirmado nesta semana, e corresponde a um paciente, homem, de 46 anos de idade, que reside no município de Batalha, na região Norte do Piauí, porém, adquiriu a infecção pois teve contato com estrangeiros.

Segundo o infectologista do COE-FMS, Dr. Walfrido Walmito: “Em 23 de julho, a Organização Mundial de Saúde declarou que a situação da ‘varíola dos macacos’ se configura como emergência de saúde pública de interesse internacional; ontem, os Estados Unidos declararam emergência de saúde por causa da doença”, informa.

De acordo com a prefeitura de Teresina, desde 2020, o COE-FMS monitora os indicadores epidemiológicos da COVID-19 e subsidia a gestão municipal nas tomadas de decisão em saúde pública. O comitê é composto por profissionais de diversas áreas, como infectologia, virologia, enfermagem, saúde pública e análise de sistemas de informação.

Facebook
Veja também