Viagora

Lista tríplice para novo ouvidor-geral da Defensoria Pública do Piauí é definida

Ainda de acordo com o Governo do Piauí, a lista tríplice que será enviada ao Conselho Superior da Defensoria Pública

Na segunda no edifício-sede da Defensoria, em Teresina, a Defensoria Pública do Estado do Piauí finalizou o processo para a formação da lista tríplice para escolha da nova ouvidora ou do novo ouvidor-geral da instituição. O pleito foi coordenado pela Comissão Eleitoral, presidida pela defensora pública Sarah Vieira Miranda, tendo como vice-presidente a defensora pública Germana Melo Bezerra Diógenes Pessoa e como secretária a defensora pública Rodrigues Batista Martins.  

De acordo com o Governo do Piauí, a lista tríplice que será enviada ao Conselho Superior da Defensoria Pública é formada por Maria Lúcia Araújo e Silva, com 61 votos, Thiago Oliveira Rodrigues, com 34 votos e Raimundo Nonato de Sousa, com 24 votos. O Conselho indicará a nova ouvidora ou o novo ouvidor geral externo da instituição. Inicialmente, 88 entidades da sociedade civil tiveram suas inscrições deferidas, mas, após a identificação de duas duplicidades, o número foi ajustado para 86. Ao todo, 73 dessas entidades exerceram o direito de voto por meio de seus representantes.

Foto: Divulgação / Governo do PiauíFormação da lista tríplice
Formação da lista tríplice

Conforme o Conselho Superior da DPE-PI, será realizada uma reunião para a eleição, por meio de voto secreto, do responsável pelo mandato na Ouvidoria-Geral. O nome eleito será enviado à Defensora Pública Geral para a devida nomeação e posse. Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, defensora pública geral, Verônica Acioly de Vasconcelos, subdefensora pública geral e Djan Moreira, atual ouvidor-geral externo da Defensoria, participaram da abertura da audiência e externaram o desejo de um pleito tranquilo.

Para Thiago Oliveira Rodrigues, membro da lista tríplice, sua participação no processo e indicação para representar a sociedade civil, é motivo de muita honra. Ele ressaltou que o movimento é participativo e democrático, com o objetivo de tornar o sistema de justiça ainda mais aberto à sociedade civil, garantindo que as pessoas que mais precisam acessar a justiça e seus direitos, sejam bem representadas pelo próximo ouvidor ou ouvidora. “Para mim é uma responsabilidade muito grande, que aceito com o coração cheio de esperança, disposto a fazer o melhor trabalho possível para representar bem as instituições, as entidades, os movimentos sociais, como ouvidor-geral externo da Defensoria Pública. É escutar com qualidade, acompanhar as demandas e dar voz e vez àqueles que mais precisam dessa instituição”, enfatizou.

Raimundo Nonato de Sousa também externou o quanto o processo tem sido significativo em sua vida. Segundo ele, a indicação é um reconhecimento do seu trabalho social, que vem sido realizado ao longo dos anos. “Eu conheço o Piauí de Norte a Sul, os municípios, tenho contatos com associações, com lideranças. Então, é uma honra fazer parte dessa candidatura ao cargo de ouvidor-geral externo da Defensoria Pública do Estado do Piauí”, destacou.

Maria Lúcia Araújo e Silva, única mulher a fazer parte do processo, ressaltou os desafios que tem que enfrentar ao fazer parte de um movimento social bem diverso, demonstrando o quanto se sente realizada por se colocar a serviço e atender a demandas de todas as formas.  “Eu, particularmente, tenho acompanhado o trabalho da Defensoria e da Ouvidoria na experiência do ouvidor Djan Moreira e tenho visto quanto tem sido grandioso o trabalho dele. Então, é um desafio para a gente se superar e fazer avançar cada vez mais”, acentuou.

A presidente da Comissão Eleitoral, Sarah Miranda, considerou o pleito tranquilo e garantiu que o próximo passo será encaminhar a lista tríplice para o Conselho Superior da Defensoria. Como presidente, ela aproveitou para agradecer a toda Comissão Eleitoral, o apoio da Defensoria Pública Geral e às assessoras Rosilene Inácio e Amariles Eliane Domingos, destacando o que a colaboração de todos foi primordial para que a eleição fosse concluída com êxito.

Por: Maria Fernanda Rios

Facebook
Veja também