Foliões realizam testagem rápida para ISTs durante Carnaval em Bocaina
A ação ofereceu testes para HIV, sífilis e hepatites, além da distribuição de preservativos e material informativo.
Nesse domingo (02), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) levou serviços de testagem e aconselhamento para os foliões durante as festividades de Carnaval na cidade de Bocaina, localizada na região sudeste do Piauí. A ação ofereceu testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, além da distribuição de preservativos e material informativo.
A coordenadora da Atenção Básica de Bocaina, Andressa Santos, ressaltou a importância do trabalho conjunto para um Carnaval mais seguro. “Damos esse apoio para que a população consiga se divertir, mas com consciência, utilizando métodos preventivos contra as ISTs. Também contamos com a estrutura da nossa unidade aqui na barragem para oferecer um suporte maior, aferindo pressão e realizando um primeiro atendimento rápido para quem precisar”, explicou.

Já a técnica da Gerência de Atenção Primária à Saúde da Sesapi, Myrcyane Freitas, destacou a agilidade dos testes e a importância da prevenção. “Em até 15 minutos a pessoa recebe o resultado. Além disso, nossa equipe promove a informação e a conscientização sobre o uso de métodos preventivos contra as ISTs, tudo para evitar o aumento de casos e manter a saúde da população em dia durante e após as festas”, afirmou.
De acordo com a Sesapi, nesta segunda-feira (03), os serviços também serão oferecidos no município de Valença.
-
Programa Piauí Saúde Digital é lançado em Parnaíba pela Sesapi
O programa já está presente em 223 municípios, beneficiando pacientes da rede pública de saúde. -
Campanha de combate à dengue é intensificada nos hospitais de Teresina
Conforme o levantamento da Fundação Municipal de Saúde, em 2024, foram confirmados 5.201 casos de dengue, 6 de zika e 364 de chikungunya. -
Atendimentos odontológicos são retomados na UBS do bairro São Pedro
De acordo com a nova gestão da FMS, o serviço estará disponível logo após a desinterdição dos dois consultórios odontológicos da unidade, feita pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO). -
Piauí tem menor tempo de espera para atendimentos no SUS, diz pesquisa
O estado lidera ranking nacional com tempo médio de 10,8 dias, impulsionado pelo Programa Saúde Digital. -
Sesapi inicia campanha de ampliação da cobertura vacinal contra o HPV em Parnaíba
Segundo a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), no Piauí, 36.050 mulheres e 88.131 homens não tomaram nenhuma dose da vacina, que está disponível desde de 2014.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir