Operação do Imepi fiscaliza postos de combustíveis por fraude na bomba em Teresina
A ação foi conduzida pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) e identificou irregularidades em oito desses estabelecimentos.
A Operação Petróleo na Medida Certa fiscalizou diversos postos de combustíveis de Teresina nesta sexta-feira (04). A ação foi conduzida pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) e identificou irregularidades em oito desses estabelecimentos.
Durante a ação, as polícias Civil e Militar deram apoio aos trabalhos do Imepi junto ao Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ) e ao Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI).

Segundo o órgão, entre as irregularidades detectadas estão: lacres rompidos, medida baixa irregular, vazamento na mangueira, fios desencapados e com risco de curto-circuito, problemas de conexão interna, entre outros.
De acordo com o diretor-geral do Imepi, Junior Macedo, as investigações apontaram que os postos de combustíveis estavam utilizando um chip para adulterar a placa e o comando que libera o combustível para a bomba. Desta forma, o consumidor saía prejudicado, pois recebia menos litros do que havia informado no painel. O aparelho foi apreendido pelos fiscais.
“Foram encontradas irregularidades em todos os postos fiscalizados. Em um desses locais, eram retirados em média dois litros de combustível a cada 20 litros abastecidos em todas as bombas. Vamos ampliar essa fiscalização para outras cidades do Piauí com o objetivo de proteger os consumidores”, explicou.
O chefe de fiscalização do Procon, Arimatéia Área Leão, afirmou que cada órgão é fundamental para o êxito das fiscalizações. “O Procon verifica a qualidade do combustível, enquanto o Imepi fiscaliza os itens de não conformidade do posto, como a bomba baixa, os lacres, entre outros itens. Dessa vez, contamos com o apoio dos fiscais do INMEQ e de policiais do Piauí, o que nos garantiu realizar uma fiscalização mais precisa e acertiva”, ressaltou.
O delegado de Polícia Civil e Superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, Matheus Zanatta, explicou que os empresários foram autuados pela fraude e as multas podem chegar até R$ 1,5 milhão.
“Na questão criminal, confirmada a fraude, nós vamos abrir um inquérito para responsabilizar os proprietários desses estabelecimentos e averiguar junto ao Imepi outros locais que possam estar cometendo essa fraude”, acrescentou.
Em caso de irregularidades flagradas, o consumidor poderá denunciar o estabelecido através do aplicativo Fala Consumidor, disponível nas versões IOS e Android, além do canal de WhatsApp da ouvidoria do Imepi, pelo telefone (86) 9456-1921.
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade.Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí.Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas.Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir