Viagora

Cendrogas-PI promove reinserção social e quase 4 mil atendimentos em 2021

A ação realiza tratamento de dependentes de substâncias psicoativas por meio de parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Piauí (Cendroga-PI) fez um balanço das atividades promovidas pelo projeto neste ano que contemplou 3.932 pessoas, além de capacitar outros 480 egressos de comunidades terapêuticas.

De acordo com a Cendrogas-PI, as novas parceiras firmadas neste ano possibilitaram o aumento das vagas ofertadas para 967 em todo o estado.

  • Foto: Divulgação/AscomCendroga-PI, projeto criado pelo Governo do estado.Cendrogas-PI, projeto criado pelo Governo do estado.

Segundo o Cendrogras-PI, o projeto foi fundado em 2011 pelo Governo do Piauí com o objetivo de se tornar referência no estado em implantação de políticas públicas voltadas ao combate as drogas no estado.

A ação realiza tratamento de dependentes de substâncias psicoativas por meio de parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Conforme o projeto social, seu público alvo são os adolescentes, adultos, de ambos os sexos, mãe nutriz, além de pessoas oriundas das audiências de custódias do Tribunal de Justiça (TJ). Contudo, o programa também atende a população em situação de rua e crianças, segundo a Cendrogas-PI, neste ano foram 3.932 pessoas contempladas.

Ainda segundo o projeto, as pessoas beneficiadas também foram capacitadas por meio do Projeto de Reinserção Social, promovido com parceira da Fazenda da Paz, que contemplou de forma direta 480 egressos de comunidades terapêuticas e, de forma indireta, mais de 1500 famílias.

A Coordenadoria anunciou que através da parceria inicialmente serão ofertados cinco cursos, são eles: de marcenaria, serviços gerais, doces e salgados, mecânica de motos e manutenção predial. As aulas devem acontecer no Centro de Reinserção Padre Pedro Baizi, localizado na Rua Simplício Mendes, 1698, no bairro Vermelha em Teresina.

A coordenadora geral da Cendrogas-PI, Cida Santiago, explicou que a celebração do Termo com a Fazenda da Paz deve possibilitar a capacitação dos egressos e seus familiares.

“A Cendrogas juntamente com a Fazenda da Paz celebrou este Termo que tem o objetivo de capacitar os egressos e seus familiares, preparando eles para o mercado de trabalho. No início serão oferecidos 5 cursos”, explica Cida Santiago.

O programa social realizou atividades de forma híbrida até o mês de junho devido a pandemia da covid-19, porém as atividades de prevenção já são realizadas de forma presencial respeitando as medidas sanitárias estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com o Cendrogas-PI, neste ano também foram realizados 260 atendimentos do Projeto “Atendimento Humanizado em tempos de Pandemia” que visa fornecer suporte e orientação psicológica no formato virtual para auxiliar os acolhidos e seus familiares no período de pós-tratamento.

Os municípios contemplados pela ação que também orientou as pessoas para conseguir ultrapassar os momentos difíceis durante o período pandêmico, foram Teresina, Regeneração, Água Branca, Floriano, Porto e Oeiras.

Além disso, na área de prevenção também foi utilizado práticas esportivas e educacionais por meio da Associação Beneficente Giuliano Esporte Clube que atendeu em média 200 adolescentes, jovens e adultos, bem como estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior no município de Teresina. A comunidade em geral e as pessoas em situação de vulnerabilidade social também participaram da ação.

  • Foto: Divulgação/AscomPratica esportiva promovida pelo Cendrogas-PI.Pratica esportiva promovida pelo Cendrogas-PI.

Cida Santigo ressaltou por fim que este ano a Cendrogas-PI finalizou com um saldo positivo e que o projeto através do auxílio das parcerias atingiu um público maior.

“Por fim, esta Coordenadoria encerra o ano de 2021 com saldo positivo em suas ações que através de trabalhos em parcerias com entidades governamentais e não governamentais buscou descentralizar essas ações para assim alcançar maior número de assistidos pela política sobre drogas no Estado”, ressaltou Cida Santiago.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Facebook
Veja também