MPPI e Federação de Futebol firmam acordo para enfrentamento ao racismo
A federação assinou um termo de ajustamento de conduta em uma audiência com o MPPI para realizar ações em competições e jogos que estiverem em seu encargo.
Na manhã dessa quinta-feira (28) o ministério Publico do Piauí (MPPI) e Federação de Futebol do Piauí (FFP), assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta-TAC em uma audiência extrajudicial na sede do Ministério Público localizado na zina leste de Teresina. O acordo objetiva desenvolver ações para combater o racismo e a LGBTfobia.
De acordo com o MPPI, o documento diz que a Federação de Futebol deve promover campanhas de conscientização, com produção de faixas, folders, banners, outodoors e/ou minidoors, sobre o enfrentamento de práticas discriminatórias em estádios do estado, esta ação será feita em todos os jogos e competições promovidas pela FFP, além da veiculação antes dos jogos em formato de áudio ou vídeo a mensagem que o racismo e a LGBTfobia são crimes de acordo com a lei n° 7.716/1989. As ações também devem ser feitas no site oficial da federação.

Ainda de acordo com o Ministério Público, a FFP deve encaminhar um plano de ação para a implementação das medidas de combate ao racismo e a LGBTfobia e tem o prazo de 30 dias para o cumprimento das obrigações. O descumprimento do termo ou cumprimento parcial resultará em uma multa de R$ 500 reais diários pela Federação de Futebol do Piauí.
O MPPI também informou que o dinheiro das multas deve ser revertido para o Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Estadual de Defesa da População LGBT, independente de notificação judicial ou extrajudicial.
Segundo o MPPI, a Federação de Futebol do Piauí divulgara em seu site e redes sociais as formas de contato com a ouvidoria do ministério, para que os cidadãos possam reportar o descumprimento do termo e obrigações assumidas pela FFP. A primeira ação de conscientização será realizada na partida entre Altos e Flamengo-RJ pela copa do Brasil, que ocorre no domingo, dia 1 de maio as 18h00, no estádio Albertão em Teresina.
-
Ministério Público discute situação do Hospital de Valença do Piauí
Segundo MPPI, na atual audiência foram discutidos dados do relatórios sobre irregularidades na unidade de saúde da cidade. -
SEMDUH investiga descarte de material hospitalar em rua de Teresina
Por parte do Lixo Zero, a infração é considerada gravíssima, com valor inicial de R$ 4.070, podendo ser maior caso seja comprovado que não é a primeira vez -
Secretaria do Meio Ambiente faz visita técnica no litoral do Piauí
Foram coletadas informações para a análise dos impactos ocasionadas pelas chuvas intensas que têm ocorrido na região. -
-
Blitz educativa é realizada no Dia de Combate ao Feminicídio em Teresina
Segundo o Governo do Piauí, o ato teve como objetivo, levar informações para conscientizar as mulheres, para que quebrem o ciclo de violência denunciando seus agressores. -
TRE-PI define comissão para analisar propaganda eleitoral e fake news
O desembargador explicou que a comissão deve avaliar os recursos a partir da solicitação encaminhada por partidos políticos, candidatos ou ainda pelo Ministério Público do Piauí.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir