Viagora

Ministério Público quer aumento de bombeiros militares no Piauí

A coordenadora do Gacep informou que em 2020, foi constatado em reunião que as demandas da cidade de Bom Jesus eram atendidas pelo Corpo de Bombeiros da cidade de Floriano.

O Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), com a 1° Promotoria da cidade de Bom Jesus, realizou na manhã dessa quinta-feira (02), uma reunião virtual com representantes do Corpo de Bombeiros Militar e de outros órgãos do Estado. O objetivo dessa reunião era fomentar e acompanhar a implementação de uma unidade da corporação em Bom Jesus e do aumento do número de bombeiros no Estado.

Segundo o Ministério Público do Piauí (MPPI), a reunião foi conduzida pela Promotora de Justiça Fabrícia Barbosa, coordenadora do Gacep, e pelo Promotor titular da 6° Promotoria de Picos, Maurício Verdejo Gonçalves Junior, que responde pela 1° PJ de Bom Jesus. A coordenadora do Gacep informou que em 2020, foi constatado em reunião que as demandas da cidade de Bom Jesus eram atendidas pelo Corpo de Bombeiros da cidade de Floriano. Devido esse motivo, as ocorrências demoravam para serem respondidas e concluídas.

A coordenadora do Gacep também destacou que a implementação de uma unidade dos bombeiros no Sul do Estado requer a realização de um concurso público, por conta do baixo efetivo do Piauí. “Atualmente, o efetivo é 343 bombeiros, isso é um concurso com 60 vagas, mas esse número não corresponde nem a 5% do déficit. É uma preocupação do MP este baixo efetivo do Corpo de Bombeiros”, explicou.

O Chefe de Gabinete do Secretário de Governo, Vagner Ximenes, que estava representando o Estado, informou que a Governadora Regina Sousa autorizou um acréscimo de mais 40 vagas ao concurso, totalizando 100 vagas disponíveis com um cadastro de reserva para mais 100 vagas.

Já o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, Comandante José Arimatéia Rêgo de Araújo, informou sobre a existência de um Plano de Interiorização do Corpo de Bombeiros no Estado, até o ano de 2030, o qual facilitará a prestação de serviços em diversos municípios. Ainda sobre o concurso, o Comandante disse que a elaboração do edital já está em andamento, com previsão de conclusão até o final deste mês.

De acordo com o MPPI, ficou deliberado ao fim da audiência, o encaminhamento do Plano de Interiorização ao Gacep, em um prazo de 15 dias. Já especificamente sobre o Corpo de Bombeiros do município de Bom Jesus, a Promotora fixou o prazo de 15 dias para envio do projeto da unidade. Ainda ficou estabelecido que o Comando-Geral deve formalizar e apresentar um Protocolo Operacional Padrão para atendimento das ocorrências, em 60 dias. Uma nova reunião ficou marcada para o mês de agosto.

Facebook
Veja também