Viagora

Plano 'Made in Piauí' quer diversificar pauta de exportação

Victor Hugo, presidente da Investe Piauí, disse que as exportações locais, muito importantes para a economia do Estado.

 O Governo do Piauí informou que vai executar um plano para diversificar a pauta da exportação do Piauí, que hoje é muito concentrada no agronegócio.

O plano, intitulado “Made in Piauí”, foi apresentado nessa segunda-feira (11), pela Agência Investe Piauí e pela Secretaria de Agricultura Familiar à governadora Regina Sousa, durante reunião no Palácio de Karnak.

Victor Hugo, presidente da Investe Piauí, disse que as exportações locais, muito importantes para a economia do Estado, são concentradas no agronegócio, mas que é preciso diversificar e ampliar os produtos. 

O governo informou também que somente a soja respondeu por 77% das exportações do Piauí em 2021, seguida do milho (6,6%), gorduras e óleos animais ou vegetais (5,8%) e mel natural (4,9%).

De acordo com Victor Hugo, o Made in Piauí será feito em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação). O programa será lançado em agosto.
O programa Made in Piauí terá duração de 30 meses e terá como meta qualificar 50 empresas, das quais 25 serão de bens ou serviços e as demais 25 do setor de mel.

O programa também inclui a adoção de selo de qualidade, chamado “Made in Piauí”, para padronizar os produtos piauienses que venham a ser ou que já estão sendo exportados. “Tendo selo, tem a qualidade dos produtos piauienses. Nosso mel é amado no mundo inteiro, é o preferido do mundo. E temos uma riqueza infinitiva no nosso caju, artesanato, babaçu, etc que podem ser colocados para exportação”, disse a governadora Regina Sousa.

Conforme o diretor da Articulação Governamental para Geração de Emprego e Renda da Secretaria de Agricultura Familiar, Francisco Guedes,  o selo que vai impulsionar mais ainda a qualificação dos nossos empreendedores, na área de mel da mandioca, na área do artesanato, uma série de produtos do Piauí que estão avançando bem.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Facebook
Veja também