Viagora

Prefeitos firmam acordo com Ministério Público para “Zero Lixões" no Piauí

De acordo com informações do MPPI, a cerimônia de assinatura do “Zero Lixões: por um Piauí mais limpo, foi realizada na sede do órgão, na zona Leste de Teresina.

Nessa quinta-feira (21), os prefeitos e representantes de município piauienses, em reunião com o Ministério Público do Estado do Piauí, assinaram um termo onde se comprometem aencerrar as atividades de em lixões, e iniciar a implantação de aterros sanitários.

De acordo com informações do MPPI, a cerimônia de assinatura do “Zero Lixões: por um Piauí mais limpo, foi realizada na sede do órgão, na zona Leste de Teresina. O termo foi assinado pelos prefeitos de Prata do Piauí, Regeneração, Barro Duro e Jardim Mulato, ainda participaram da reunião representantes das cidades que dialogam para a adesão do projeto; Amarante, São Pedro do Piauí, Hugo Napoleão, Floriano, Água Branca, Monsenhor Gil e Demerval Lobão.

Foto: Divulgação/ MPPIPrefeitos assinam termo e se comprometem a fechar lixões no Piauí
Prefeitos assinam termo e se comprometem a fechar lixões no Piauí

Ainda de acordo com o MPPI, o órgão, por meio das Promotorias de Justiça e do Caoma/MPPI, vai acompanhar a execução das ações descritas no termo assinado, como por exemplo, o encaminhamento de seus resíduos e rejeitos para um aterro sanitário; implementação de coleta seletiva e promover a integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

Na ocasião, o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, afirma que o comprometimento de fechar lixões nos municípios é um passo importante para mudar a realidade do Piauí. Passo muito importante esse dado pelos senhores e senhoras presentes aqui. Mudar essa realidade em nosso estado é fundamental para a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos desses municípios. Assim, quero externar nossos parabéns pela decisão em abraçar a causa de fechar esses locais que só trazem prejuízos à saúde e ao meio ambiente”, declarou.

O evento também contou com a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma/MPPI), Áurea Madruga, que comentou a respeito do cumprimento da nova etapa do projeto “Zero Lixões: por um Piauí mais limpo. “Sabemos que hoje cumprimos mais uma etapa nesse processo de transformação da realidade. Quero destacar que vamos continuar o diálogo com os demais para apresentar o projeto e incentivá-los a tomarem essa decisão em cuidar adequadamente dos resíduos sólidos em suas cidades”, disse a promotora Áurea Madruga.

Conforme o Ministério Público do Estado do Piauí, estiveram presentes na solenidade os promotores de Justiça Mário Normando, Nielsen Mendes, Rafael Nogueira, Afonso Aroldo, Rita de Cássia e Valesca Calland, a chefe de gabinete do PGJ, Cláudia Seabra, pelo secretário executivo de governo do Piauí, Nonato Lima, e por representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Ministério Público de Contas (MPC-PI) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semar).

Facebook
Veja também