Viagora

Rafael Fonteles decreta situação de emergência em 129 municípios devido à`seca

O decreto nº 23.699/95 foi publicado na edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (3), com validade de 90 dias, podendo ser prorrogado.

A seca decorrente de irregularidades nas chuvas tem gerado perdas agrícolas e redução dos volumes hídricos. No Piauí, o governador Rafael Fonteles decretou situação de emergência em 129 municípios, visando diminuir os impactos da estiagem nessas regiões. O decreto nº 23.699/95 foi publicado na edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (3), com validade de 90 dias, podendo ser prorrogado.

Para adotar esta decisão, Rafael Fonteles se baseou em dados técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que elaborou relatório hidrometeorológico destacando a situação da seca nesses municípios.

De acordo com a Semarh, de março a maio deste ano, as previsões apontam que as chuvas devem ficar abaixo da média, com ocorrência irregular espacial, temporalmente e concentradas em municípios da mesorregião norte e centro-norte. As temperaturas ficarão acima da média.

O decreto revela ainda que o abastecimento dos reservatórios d’água do estado tem sido prejudicado pela estiagem. “As chuvas ocorridas até o momento não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios d’agua dos municípios, acarretando frequentes registros de exaustão de água nos poços artesianos localizados na região do sedimentar cristalino”, diz em trecho do decreto. 

Confira abaixo as cidades abrangidas pelo decreto:

Mais conteúdo sobre:

Rafael Fonteles

Estiagem

Facebook
Veja também