Viagora

TSE manda YouTube remover fala de Lula contra Bolsonaro

De acordo com o TSE, a ação para a remoção do vídeo foi efetuada pelo Partido Liberal (PL), ao qual o candidato a reeleição pertence.

Nessa quarta-feira (10), o ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que o vídeo de discurso onde o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), chama o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), de genocida, seja removido do Youtube.

De acordo com o TSE, a ação para a remoção do vídeo foi efetuada pelo Partido Liberal (PL), ao qual o candidato a reeleição pertence. A decisão liminar provisória, determina que o Youtube remova os vídeos dentro de 24 horas após ser notificado, serão sete transmissões do discurso, e de alguns veículos e imprensa serão atingidos pela liminar.

Ainda de acordo com o TSE, foi destacado no pedido de remoção realizado pelo PL, a fala em que Lula afirma que os ouvintes irão ganhar as eleições para ele. “o genocida acabou com o Minha Casa Minha Vida e prometeu Casa Verde e Amarela. Eu quero dizer para ele que vocês vão ganhar essas eleições para mim, e que nós vamos voltar”, discursou Lula.

O ministro do TSE, Raul Araújo, em sua decisão, escreveu que no momento do discurso ter cometido propaganda eleitoral. "o ilícito propaganda eleitoral extemporânea negativa, por ofensa à honra e à imagem de outro pré-candidato ao cargo de presidente da República", escreveu.

Ainda em decisão, o ministro ressaltou que os candidatos devem manter uma conduta que evite discursos de ódio e discriminatório, e a propagação de notícias falsas, ele também ressaltou que o discurso pode ser republicado na condição de que o trecho questionado pelo Partido Liberal seja cortado.

com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também