Coronavírus: MS confirma suspeita de nova variante no Brasil
A confirmação da cepa em dois pacientes foi feita por meio de sequenciamento genético realizado em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
O Ministério da Saúde (MS) confirmou, nessa quinta-feira (31), que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de São Paulo, foi notificado pelo laboratório de medicina diagnóstica Dasa, da suspeita de dois casos de uma nova variante do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no estado de São Paulo.
Em nota, o ministério disse que o Instituto Adolfo Lutz está analisando duas amostras de vírus de casos com contato com o Reino Unido e, em até 48h, fará o sequenciamento genético para identificação da linhagem.
Segundo o laboratório Dasa, a nova variante do vírus, é a mesma detectada recentemente na Inglaterra e nos Estados Unidos. A confirmação da cepa em dois pacientes foi feita por meio de sequenciamento genético realizado em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
De acordo com o laboratório, a mutação não é mais letal do que outras cepas do novo coronavírus, mas pode ser mais transmissível. No Reino Unido, ela já representa mais de 50% dos novos casos diagnosticados, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo o European Centre for Disease Prevention and Control, resultados preliminares de estudos feitos no Reino Unido, publicados em 19 de dezembro, sugerem que a variante é significativamente mais transmissível do que as variantes anteriormente circulantes, com um aumento estimado de transmissibilidade de até 70%.
O Ministério da Saúde, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com o município da capital, garantiram que já foram tomadas, as providências quanto ao monitoramento dos casos confirmados.
Com informações da Agência Brasil
-
Ministério da Saúde vai monitorar varíola dos macacos no Brasil
O objetivo é elaborar um plano de ação para rastreamento de casos suspeitos e na definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença. -
Piauí apresenta aumento de 745% nos casos de dengue em 2022
Ainda conforme os dados do boletim, em 2022, 187 municípios registraram 9.242 casos prováveis de dengue, sendo que no mesmo período de 2021 foram 1093 notificações realizadas por 75 municípios. -
HGV realiza cirurgia inédita para correção endovascular de aneurisma
A técnica de alta complexidade para correção endovascular de um aneurisma justa renal foi escolhida, pois, as chances de complicações são menores. -
-
Ministério da Saúde informa redução de vacinas BCG enviadas ao Piauí
Segundo a Sesapi, a medida afeta todos os Estados, visto que, o Ministério da Saúde afirmou, através de nota técnica, que há uma disponibilidade limitada do imunizante no estoque nacional. -
Zoonoses e militares reforçam ações de combate à dengue na zona Leste
A participação dos militares do 25° BC é uma parceria para agilizar o enfrentamento à dengue em Teresina, em duas semanas já visitaram cerca de oito locais.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir