Viagora

Número de casos da varíola dos macacos no Brasil sobe para 142

De acordo com o Ministério da Saúde, a maioria dos casos confirmados foi no estado de São Paulo, com 98 registros.

Foi confirmado por órgãos sanitários brasileiros 36 novos casos de varíola dos macacos (Monkeypox) nas últimas horas. Ao todo, já foram registrados 142 casos confirmados da doença viral causada pelo vírus hMPXV (Human Monkeypox Vírus).

De acordo com o Ministério da Saúde, a maioria dos casos confirmados foi no estado de São Paulo, com 98 casos, seguido pelo estado do Rio de Janeiro, com 28 ocorrências, Minas Gerais, com oito, o estado do Ceará com duas ocorrências, no Paraná, com duas ocorrências, no Distrito Federal, com uma ocorrência, e no Rio Grande do Norte com uma ocorrência.

Em uma nota que foi divulgada à imprensa na manhã desta quinta-feira (07), a pasta reafirma que está em contato direto com as secretarias de Saúde estaduais, monitorando os casos e rastreando pessoas que os pacientes positivados tiveram contato.

Conforme a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a varíola dos macacos é transmitida principalmente por contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões na pele ou mucosas de animais infectados. A transmissão secundária pode acontecer por contato próximo com secreções infectadas das vias respiratórias ou lesões na pele de uma pessoa infectada, ou com objetos contaminados recentemente com fluidos do paciente ou materiais da lesão.

Tratamento

Ainda não há tratamentos específicos. Porém, de acordo com a Opas, os quadros clínicos costumam ser leves, sendo necessários o cuidado e a observação das lesões.

O maior risco da doença, são para pessoas imunossuprimidas com HIV/Aids, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade

Sintomas

Os primeiros sintomas que o infectado pode sentir, é a febre, dor de cabeça dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. Após um a três dias após o inicio dos sintomas, as pessoas desenvolvem as lesões na pele, geralmente na boca, nos pés, no peito, rosto ou regiões genitais.

Prevenção

Para se prevenir da varíola dos macacos, a pessoa deve evitar o contato próximo com a pessoa que estiver doente até que todas as feridas tenham cicatrizado, assim como qualquer material que tenha sido usado pelo paciente. Assim como na covid-19, é de extrema importância a higienização das mãos, lavando com água e sabão ou utilizando álcool em gel.

Com informações da Agência Brasil.

Mais conteúdo sobre:

Varíola dos macacos

Facebook
Veja também