Viagora

Agosto Branco faz conscientização sobre câncer de pulmão

Segundo o INCA, o câncer pulmonar é a principal causa da morte entre homens e mulheres, o que totaliza em aproximadamente 25% de todas as mortes causadas por câncer

O mês de agosto é marcado pela campanha da prevenção e conscientização contra o câncer no pulmão. O Agosto Branco, tem como principal objetivo espalhar informações relevantes sobre a doença, que no Brasil, é a pontado como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens e mulheres.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada triênio de 2020-2022 devem ser diagnosticadas no país 30.200 novos casos de câncer pulmonar, traqueia e brônquio. O diagnóstico precoce é sempre a melhor solução, por isso exames periódicos e práticas mais saudáveis são indispensáveis.

Foto: DivulgaçãoAgosto Branco faz alerta sobre câncer pulmonar
Agosto Branco faz alerta sobre câncer pulmonar

Segundo o INCA, o câncer pulmonar é a principal causa da morte entre homens e mulheres, o que totaliza em aproximadamente 25% de todas as mortes causadas por câncer.

Em relação aos sintomas, algumas pessoas em estágio inicial podem apresentar tosse (em geral, seca) e de forma contínua por mais de três semanas. Nos fumantes, tosse crônica muda. Além disso, em ambos os casos, podem haver escarros com sangue, dor frequente no peito, rouquidão por mais de uma semana, falta de ar em atividades cotidianas, inchaço no pescoço ou face, entre outros sintomas.

De acordo com o INCA, os dados mostram que cerca de 90% das pessoas que desenvolvem câncer no pulmão fumam ou fumaram. No entanto, há casos que não envolvem o fumo. Pessoas com tendências genéticas e histórico familiar, infecções pulmonares de repetição, deficiência ou excesso de vitamina A, podem desenvolver o câncer.

Para o tratamento da doença, dependo do tipo sanguíneo e o estágio que a doença foi detectada. Entre as possibilidades estão cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. Por esse motivo, a ida ao médico é indispensável para a prevenção ou acompanhamento adequado.

Mais conteúdo sobre:

Agosto Branco

Câncer Pulmonar

Facebook
Veja também