Equoterapia da PM auxilia na evolução de criança com autismo no Piauí
Conforme o centro, entre os atendidos, está Anny Reis, de 7 anos, que participa das sessões desde os 3 anos de idade. .
O Centro Estadual de Equoterapia da Polícia Militar do Piauí (PMPI) divulgou que tem sido um grande aliado no desenvolvimento de crianças com Transtorno Espectro Autista (TEA) e outras condições neurológicas. Em 2024, mais de 2 mil atendimentos foram realizados nos núcleos de Teresina e Parnaíba, beneficiando mais de 180 praticantes.
Conforme o centro, entre os atendidos, está Anny Reis, de 7 anos, que participa das sessões desde os 3 anos de idade. Sua mãe, Katiucy Freitas, técnica em enfermagem, conta como a equoterapia tem sido fundamental para amadurecimento da filha. “Ela melhorou muito na confiança, no equilíbrio, que também ajudam, porque eles caem muito. Ela já amadureceu bastante. Fui atrás da equoterapia justamente para esses ganhos, que são coisas pequenas, mas necessárias e importantes”, relata a mãe.
A major Sheyla Chaves, chefe do centro, destacou que a equoterapia transforma vidas. “Ela renova a esperança das pessoas com deficiência e de seus familiares. Para o ano de 2025, almejamos ampliar as vagas destinadas à sociedade piauiense nos polos de Teresina e Parnaíba e iniciar as atividades na princesinha do Sul, Floriano”, destaca.
O serviço é promovido em parceria com a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), que reforça a importância do projeto na reabilitação e inclusão social. “A gente tem ouvido relatos emocionantes de mães que dizem que seus filhos chegam lá sem se socializar, sem se comunicar e, após a equoterapia, elas mudaram sua qualidade de vida.”, afirma o secretário, Mário Eduardo.
Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com sessões de 20 a 30 minutos. O centro também oferece transporte adaptado para beneficiados com dificuldades de locomoção.
Por: Gabriely Corrêa
Governo do Piauí
Equipe dos Correios recebe treinamento para agilizar entrega de vacinas no Piauí
De acordo com a Sesapi, a capacitação visa garantir a segurança e eficiência na distribuição dos imunizantes.HUT recebe nota de agradecimento do Instituto Dom Barreto
O hospital recebeu a nota da instituição, pelos atendimentos prestados as vítimas do acidente na manhã desse domingo (12) na BR-316, em Lagoa do PiauíCentro cirúrgico do Hospital de Simplício Mendes registra mais de 300 procedimentos
De acordo Sesapi o centro cirúrgico do hospital já realizou em 1 ano, 321 procedimentos entre urgência, eletivos e partos.Teresina recebe 7 mil novas doses da vacina contra a dengue
As vacinas serão destinadas a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos na capitalFMS oferta 2ª dose da vacina contra a dengue para mais de mil crianças em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o chamamento contempla cerca de 1.700 crianças e adolescentes que já tomaram a primeira dose, mas não retornaram para a segunda.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir