Viagora

Alepi vai discutir reforma política nesta segunda-feira

São dois os principais pontos que estão gerando polêmica em torno da reforma política.

A Assembleia Legislativa do Piauí vai realizar nesta segunda-feira (03), uma audiência pública para discutir a reforma política proposta no Brasil. A sessão está marcada para as 11h.

O deputado Evaldo Gomes (PTC) foi quem propôs a realização da audiência pública. Ele disse que buscaria contato com o deputado federal Assis Carvalho(PT) para que ele participe do debate, pois o parlamentar petista integra a comissão formada no Congresso Nacional que trata sobre o tema.

  • Foto: Ascom/AlepiEvaldo GomesEvaldo Gomes

O presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho (PMDB), disse que recebeu comunicado do deputado federal Marcelo Castro (PMDB) informando que participará da audiência.

São dois os principais pontos que estão gerando polêmica em torno da reforma política. O primeiro é a lista fechada para as eleições de deputados e vereadores, começando em 2018 até 2022, nesse modo o eleitor não vota no candidato e sim numa lista definida pelos partidos. A partir de 2026, seria adotado o chamado Sistema Distrital Misto, em que o eleitor votaria no partido e no candidato.

Alguns parlamentares, como o deputado federal Heráclito Fortes já se manifestaram contra o voto em lista fechada.

Facebook
Veja também