Viagora

Heráclito diz que voto em lista fechada afronta a Constituição

O parlamentar critica PEC que institui sistema de votação em lista fechada para deputados

Durante a sessão plenária dessa quinta-feira (30), o deputado Heráclito Fortes (PSB) criticou a votação em lista fechada, tema proposto no texto da reforma política e que está em análise no Congresso Nacional. “Está claro que estamos discutindo aqui algo que a Constituição não permite”, afimou o parlamentar.

A PEC em questão institui o sistema chamado de proporcional misto para a Câmara dos Deputados, em que o eleitor vota apenas em um partido, e os candidatos são eleitos a partir de listas partidárias já pré-definidas.

  • Foto: Facebook/ Heráclito FortesHeráclito FortesHeráclito Fortes

“Votar fechado, em quem não se conhece, é uma distorção para um País que vive um momento que precisa de clareza. Temos que mostrar ao povo brasileiro que a responsabilidade de escolher em quem se vai votar é de cada um dos eleitores, para que se possa cobrar depois”, disse o parlamentar piauiense.

O deputado diz que sustenta seu argumento na Carta Constitucional, que destaca que "não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes; e os direitos e garantias individuais".

Mais conteúdo sobre:

Heráclito Fortes

Facebook
Veja também