Piauí

HGV realiza mutirão de cirurgias no feriado de Corpus Christi

Serão 30 pessoas beneficiadas da urgência e do Ambulatório Integrado.
GABRIEL SOARES
14/06/2017 19h00 - atualizado

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza o 25º mutirão cirúrgico de 2017 nesta quinta-feira (15), feriado de Corpus Christi. Serão realizados procedimentos na área ortopédica. Também estão previstas duas embolizações de aneurisma cerebral e uma cirurgia de coluna. A ação beneficiará 30 pacientes da urgência e Ambulatório Integrado. Em 2017, já foram realizados 24 mutirões e 731 pessoas foram atendidas em diferentes especialidades médicas, sendo 300 em ortopedia. A programação dos mutirões do mês de junho encerra no dia 24, com mais uma ação na área cirúrgica ortopédica.

  • Foto: Divulgação/Governo do EstadoHGV realiza mutirão cirúrgico nesta quinta-feira (15).HGV realiza mutirão cirúrgico nesta quinta-feira (15).

De acordo com a diretora-geral do HGV, Clara Leal, a ortopedia concentra uma das maiores demandas do hospital. "A média mensal é de 1.100 cirurgias realizadas. Dessas, 300 são ortopédicas, 70 % delas em vítimas de acidentes de trânsito", destacou a gestora.

"Essas ações continuadas têm por objetivo a redução da fila e do tempo de espera por uma cirurgia. Com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), conseguimos acelerar o volume de procedimentos cirúrgicos das especialidades com maior demanda”, acrescentaou Clara Leal

O coordenador da Ortopedia do HGV, Wilson Rodrigues, explica que, por conta dos graves traumas provocados por acidentes de trânsito, sobretudo envolvendo motocicletas, as cirurgias ortopédicas estão entre as mais procuradas no Sistema Único de Saúde (SUS). "De tão graves, às vezes o paciente é obrigado a passar por mais de um procedimento cirúrgico”, completa o cirurgião.

A equipe médica será composta pelos cirurgiões ortopédicos Wilson Rodrigues, Francisco das Chagas, Neomar Soares, Glauson Nascimento, Ayrana Soares, André Flávio e Marcelo Sampaio, além de médicos anestesiologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e radiologia, e pessoal de apoio. Na Hemodinâmica, as embolizações de aneurismas serão realizadas pelo neurocirurgião Arquimedes Cavalcante. A cirurgia de coluna será realizada pelo neurocirurgião Antônio Carlos Barbosa Sousa.

Mais conteúdo sobre: