Viagora

É imprescindível que a gestão de Dr. Pessoa seja responsabilizada, diz Kerley sobre HUT

A declaração do pré-candidato é referente ao pedido de interdição ética do trabalho médico no HUT, solicitado pelo Sindicato dos Médicos do Piauí.

O pré-candidato a prefeito de Teresina, Tonny Kerley (Novo), afirmou nesta quarta-feira (06) que a gestão de Dr. Pessoa deve ser responsabilizada pela negligência na saúde pública. A declaração do professor é referente ao pedido de interdição ética do trabalho médico no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), solicitado pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) ao Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM-PI). O caso foi divulgado através de reportagem publicada pelo Viagora.

Para o professor Kerley, as tragédias geradas pela falta de condições mínimas de funcionamento poderiam ter sido evitadas a partir de medidas efetivas adotadas pela administração municipal. 

Foto: Divulgação/ FacebookTonny Kerley
Tonny Kerley

“A situação descrita no HUT é alarmante e demanda ação imediata. Como pré-candidato, repudio veementemente a falta de condições adequadas no hospital, o que resultou em tragédias evitáveis. É imprescindível que a gestão municipal seja responsabilizada por esta negligência na saúde. Temos apresentado sugestões efetivas em nossas redes sociais para garantir o direito à saúde dos cidadãos teresinenses”, afirmou.

A falta de medicamentos básicos e essenciais no hospital também é um fator que prejudica a assistência de pacientes, segundo Kerley. O pré-candidato avaliou ainda que faltam investimentos na infraestrutura hospitalar e que é urgente a necessidade de retomar a qualidade dos serviços de saúde.

“Além disso, a desassistência na farmácia do HUT, com a falta de medicamentos essenciais, é inaceitável e prejudicial aos pacientes. A Prefeitura deve adotar medidas concretas para regularizar o abastecimento e garantir que todos tenham acesso aos tratamentos necessários. A deterioração dos equipamentos, como os aparelhos de ar-condicionado nas UTIs, revela a urgência de investimentos na infraestrutura hospitalar. É preciso restaurar a confiança da população na qualidade dos serviços de saúde”, declarou.

Entenda o caso

Não são recentes as denúncias que retratam o caos na saúde pública de Teresina, relatos repercutidos na imprensa local apontam a ausência de medicamentos imprescindíveis em um dos maiores hospitais de urgência da capital, o HUT, bem como a precariedade na estrutura da unidade, fatos estes que contribuíram para a morte de pacientes.

Desta forma, o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) tomou ciência dos acontecimentos e decidiu emitir um ofício jurídico nessa terça-feira (05), ao Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM-PI) solicitando a urgente interdição ética do trabalho médico no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Segundo o ofício, o sindicato pede que o médico seja proibido de trabalhar, a fim de salvaguardar a segurança do profissional, bem como dos pacientes.

Facebook
Veja também